Connect with us

BRASIL

Casamento de prefeito com adolescente pode ser anulado, diz Justiça

Publicado

em

Prefeito de Araucária (PR), Hissam Hussein Dehaini, casou-se com adolescente de 16 anos
Reprodução

Prefeito de Araucária (PR), Hissam Hussein Dehaini, casou-se com adolescente de 16 anos

A Corregedoria Nacional de Justiça afirmou nesta quinta-feira (27) que o casamento do prefeito do município de Araucária , no Paraná , Hissam Hussein Dehaini, com uma adolescente de 16 anos pode ser anulado por causa de uma possível infração da celebrante.

Segundo o órgão, a vice-prefeita da cidade, Hilda Lukalski (PSD), que firmou a união, também é oficiala há mais de 40 anos do cartório. Dados documentais apontam que o nome dela consta em editais de proclames publicados pelo local, por exemplo.

Nesta quinta (27), o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, determinou que a investigação apure se Lukalski estava ocupando as atividades cartoriais e o cargo eletivo ao mesmo tempo.

O casamento

Embora a jovem seja menor de idade, de acordo com a legislação brasileira, ela pode se casar desde que haja consentimento dos pais. A cerimônia foi realizada em 12 de abril, segundo edital de proclamas obtido pelo site Plural Jornalismo.

A adolescente ganhou o concurso Miss Araucária no ano passado, na categoria teen, que permite a participação de jovens com idades entre 15 e 17 anos.

O caso gerou teve grande repercussão nas redes sociais, o que resultou em críticas ao prefeito. “Que nojo” , escreveu um usuário no Facebook da Prefeitura de Araucária. Outro, disse que o fato de ele conceder cargos à família da adolescente é “imoral e antiético”.

Quem é Hassam Dehaini?

O prefeito já está no segundo mandato em Araucária. À Justiça Eleitoral, Dehaini declarou ter patrimônio de R$ 14 milhões em bens, inclusive com um helicóptero registrado em seu nome.

Ele já foi apontado como chefe de um esquema internacional de tráfico de drogas pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Narcotráfico. No ano de 2000, ele foi preso preventivamente após negar envolvimento com as drogas. Hassam inocentado pela Justiça em 2010.

Na política, foi candidato a prefeito de Araucária pela primeira vez em 2012, mas não venceu. Em 2016, disputou novamente o cargo e venceu as eleições com 37.206 votos (52,49%). Em 2020, foi reeleito no primeiro turno, com 47.613 votos (68,49%).

Dehaini fazia parte do partido Cidadania até ontem, quando pediu desligamento sem citar os motivos. Ele também não anunciou nova filiação.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: Nacional

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora