Connect with us

Cuiabá

Casal vence prova da corrida Bom Jesus de Cuiabá:”é gratificante o retorno deste grande evento que marca o aniversário dos 304 anos da capital”,diz prefeito

Publicado

em

A mais antiga corrida de rua da Capital, a 34ª edição da Bom Jesus de Cuiabá, idealizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, ocorreu na manhã deste domingo (9) e reuniu milhares de pessoas na ponte Júlio Muller, no bairro do Porto. O percurso foi de 10 km, tendo como o ponto de chegada o Complexo Esportivo Dom Aquino. Este ano, os ganhadores das provas das modalidades feminina e masculina foram o casal de namorados Susane de Araújo Martins, de Ibiporã, no Paraná, e Wendell Gerônimo de Souza, de Pontes e Lacerda, interior de Mato Grosso.
Além da medalha e do troféu, eles receberam R$ 2 mil reais cada. Os vencedores da prova receberam os valores e as medalhas das mãos do prefeito Emanuel Pinheiro, que participou do evento que faz parte da programação do aniversário dos 304 anos da capital.
“Ao longo das mais de três décadas, Cuiabá vem atraindo os apaixonados pela corrida, os atletas e os apaixonados pelo esporte e por Cuiabá. Essa é uma das mais importante competições que fazem parte do calendário do aniversário de Cuiabá. Quero parabenizar a Câmara de Cuiabá, porque foi através de uma emenda do vereador Chico 2000 que contribuiu para a realização deste grande evento com um cunho muito importante, o social. E parabenizo aos servidores da Prefeitura de Cuiabá, da Secretaria, Esporte, Cultura e Lazer, sob o comando do secretário Aluízio Leite, que realizaram essa competição, que reuniu milhares de pessoas nessa ação e que levantou muitos alimentos para projetos sociais liderados pela primeira-dama, Marcia Pinheiro. Quero parabenizar os vencedores e a todos aqueles que vieram para correr por esporte, por amor, para brincar fantasiados e também as Pessoas com Deficiência (PCD), que puderam participar dessa prova inclusiva”, agradeceu o prefeito.
Conforme o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, foram arrecadados uma tonelada de alimentos não perecíveis durante as inscrições da corrida. Os alimentos serão destinados para a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência (SADHPD) e depois disponibilizados às pessoas em vulnerabilidade social. “A gestão humanizada vê o esporte como fator essencial para a integração social e de todos os aspectos. E em defesa do esporte em suas mais diversas modalidades estamos aqui participando dessa 34ª corrida pedestre, que foi motivada a ser realizada pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Um mar de gente tomou conta da ponte Júlio Muller em prol de uma causa justa que foi a de arrecadar alimentos e também pela valorização do esporte”, disse.
Campeã da modalidade Feminina, Susane conta que quando ficou sabendo da corrida tratou logo de realizar a sua inscrição juntamente com seu namorado, Wendell Gerônimo e amigos. “Vim para Cuiabá para participar desta e também de outra aqui em Mato Grosso. É gratificante para nós corredores quando obtemos a vitória. Meu tempo foi de aproximadamente 36 minutos e 9 segundos nos 10 km percorridos”, conta.
Já o vencedor da categoria masculina, Wendell, já foi o vencedor da prova no aniversário de 300 anos da Capital. Ele conta que disputar a corrida Bom Jesus é gratificante e se tornou obrigatória em seu calendário de corridas. “Essa prova é tradicional por causa do aniversário de Cuiabá e eu sempre participo. Neste ano, a minha namorada quis participar e veio de longe para poder correr na Bom Jesus. Agora estarei me preparando para o campeonato brasileiro, troféu Brasil. Cuiabá no esporte está se destacando e é muito importante que todos incentivem a continuidade dessa histórica corrida de rua”, concluiu.
Vencedores
Modalidade Feminina:

1º – Susane de Araujo Martins
2º Regiane Braga de Souza
3º – Francielly da Silva Marcondes
4º – Jessica Gouveia
5º – Geane Brizzola dos Santos
Masculino:
1º – Wendell Jerônimo de Souza
2º- Pablo Fagundes da Costa
3º – Jonailton França da Cruz
4º – Vitor Ferreira dos Santos
5º – André Ramos de Souza

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora