Connect with us

BRASIL

Casacor Brasília 2024 terá espaço com obras de 20 artistas brasileiros

Publicado

em

Casacor Brasília 2024 terá espaço com obras de 20 artistas brasileiros
Redação GPS

Casacor Brasília 2024 terá espaço com obras de 20 artistas brasileiros

A Casacor Brasília 2024 está de volta, e, a partir do dia 15 de agosto, o público poderá conferir uma exposição que reúne obras de 20 renomados artistas brasileiros. Em sua 32ª edição, o evento, que acontece no Arena BRB Mané Garrincha , promete ser um ponto de encontro entre arte, design e arquitetura, reforçando seu papel como uma das mais importantes plataformas de tendências e inovação do setor no país.

Com curadoria apurada, a exposição apresenta uma rica diversidade de técnicas e suportes, incluindo desenhos, gravuras, pinturas, esculturas e performances. Entre os artistas cujas obras estarão expostas, destacam-se nomes como Adriana Rocha, André Santangelo, Camila Soato, José Roberto Bassul, Veridiana Leite, Clarice Gonçalves, Rafael Vicente, Galeno, Evandro Soares e Luiz Mauro.

Léo Tavares - Silvana os processos de formação do feminino - Colagem montagem - 110 x 80 cm - 2024
Léo Tavares – Silvana os processos de formação do feminino – Colagem montagem

A seleção reflete o cenário contemporâneo da arte brasileira, criando um diálogo direto com os ambientes projetados para a exposição.

O espaço expositivo, concebido pelas arquitetas Débora Bardales e Juliana Castro, é um convite à exploração sensorial, onde a arquitetura se funde com a arte em um ambiente de fruição visual e sonora. A Casacor Brasília tem sido uma referência no calendário cultural da capital, trazendo a cada edição novas propostas que dialogam com as necessidades e aspirações do público.

Samantha Canovas - Positivo Negativo - díptico - Arte têxtil, lona desfiada, tinta a óleo e tinta acrílica sobre chassis
Samantha Canovas – Positivo Negativo – díptico – Arte têxtil, lona desfiada, tinta a óleo e tinta acrílica sobre chassis

A exposição deste ano destaca o papel da arte como elemento central na criação de ambientes que vão além da funcionalidade, transformando-se em expressões de identidade e cultura.

A galeria responsável pela curadoria das obras expostas é a Referência Galeria de Arte, que há quase 30 anos atua no mercado de arte brasileiro, promovendo artistas de diversas regiões e estilos. “Nossa seleção para a Casacor busca aproximar o público da produção artística contemporânea, oferecendo uma amostra do que há de mais relevante na cena atual” , afirma a galerista Onice Moraes.

André Santangelo - Sem título - série -Encarnação - Fotomontagem - 120 cm x 120 cm - 2024 - 1 de 6
André Santangelo – Sem título – série -Encarnação – Fotomontagem

Serviço

Casacor Brasília 2024
Quando: 15 de agosto a 1º de setembro
Onde: Arena BRB Mané Garrincha
Visitação : terça a sexta, das 15h às 22h; sábado e feriados, das 12h às 22h; domingo, das 12h às 21h
Ingressos: R$96 (inteira) e R$48 (meia)
Classificação: livre

The post Casacor Brasília 2024 terá espaço com obras de 20 artistas brasileiros first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora