Connect with us

MATO GROSSO

Cartórios de Mato Grosso promovem sábado mutirão para incentivar doação de órgãos

Publicado

em

Neste sábado, dia 19, os cartórios de Mato Grosso realizarão um mutirão para emissão gratuita de Autorizações Eletrônicas de Doação de Órgãos (AEDO). Em Cuiabá, o evento será realizado na Praça da República, das 8h às 14h, no centro. Entre os objetivos está reduzir a fila de transplantes no Brasil, que atualmente conta com mais de 60 mil pessoas aguardando. A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, responsável pela fiscalização do chamado Foro Extrajudicial, apoia a iniciativa.
 
A diretora do Departamento do Foro Extrajudicial (DFE), Nilcemeire dos Santos Vilela, explica que o AEDO é um documento que assegura a vontade de ser doador de órgãos e pode ser emitido por qualquer cidadão interessado, desde que apresente documento de identificação com foto. Caso o doador deseje incluir novos órgãos à autorização, deve revogar a anterior e emitir uma nova declaração.
 
Desde o lançamento da AEDO, em abril deste ano, mais de 250 autorizações já foram emitidas em cartórios do estado. O documento pode ser consultado por meio do CPF do falecido pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes.
 
Mato Grosso conta com 50 hospitais habilitados para captação de órgãos, localizados em cidades como Cuiabá, Sinop, Cáceres e Tangará da Serra. A habilitação ocorre em unidades com UTI, permitindo a conservação dos órgãos até a chegada das equipes de coleta.
 
Alcione dos Anjos
Assessoria de Comunicação da CGJ-MT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Primeira-dama do Estado divulga que as inscrições para o Casamento Abençoado foram prorrogadas até 25 de outubro

Publicado

em

Por

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, anuncia que as inscrições para o Casamento Abençoado foram prorrogadas até o dia 25 de outubro.

Neste sábado e domingo (19 e 20.10), a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) estará em regime de plantão para atender os casais interessados, 08h às 12h e das 13h às 17h, na sede da Secretaria.

Nos municípios contemplados para esta edição do Casamento —Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Porto Estrela, Rosário Oeste, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande — os interessados podem procurar o CRAS mais próximo de seu bairro.

“Recebi inúmeras mensagens pedindo para prorrogar mais uma vez as inscrições, então decidimos atender. Não percam a oportunidade! Este ano, o Casamento Abençoado está realmente abençoado. Conseguimos, por meio de parceiros da MT Par, cinco casas que serão sorteadas entre os casais que tiverem os processos aprovados para a cerimônia. Agradeço de coração a todos que nos ajudaram a realizar milhares de sonhos”, disse Virginia Mendes.

Inscrições

Podem participar casais de todas as religiões, pessoas com deficiência e hipossuficientes com renda total de até três salários mínimos que estejam cadastrados no CadÚnico.

Para os casais de Cuiabá, as inscrições devem ser feitas na sede da Setasc, localizada na Rua Jornalista Amaro de Figueiredo Falcão, nº 503, no bairro CPA I.

Os casais de outros 13 municípios contemplados devem se inscrever nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Casais de outros municípios de Mato Grosso, fora dos 14 contemplados, também podem participar do Casamento Abençoado, mas deverão efetuar a inscrição na Setasc, em Cuiabá.

Para a inscrição, é necessário apresentar documentos pessoais dos noivos e de duas testemunhas.

Outras informações sobre os pré-requisitos e documentos necessários, que variam para noivos solteiros, divorciados ou viúvos, podem ser obtidas no site da Setasc, pelo e-mail saip@setasc.mt.gov.br ou pelos telefones: (65) 9.9237-8276, (65) 9.9339-4803, (65) 9.9226-0798, (65) 9.9339-6989, (65) 9.9339-9134 e (65) 9.9227-6726.

O Casamento Abençoado conta com a parceria da Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg-MT), da Associação de Registradores de Pessoas Naturais de Mato Grosso (Arpen-MT), do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), por meio da Corregedoria de Justiça e Justiça Comunitária, do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), dos Tabelionatos Civis Municipais e das Secretarias Municipais de Assistência Social, através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora