Connect with us

MUNDO

Carga de naufrágio de 3 mil anos aparece intacta e pode mudar história

Publicado

em


AAI

“Pilha de vasos”, ou ânforas, é encontrada em naugráfio na Turquia

A carga de um navio naufragado na costa de Israel impressionou historiadores e pode mudar entendimento de navegação na Europa . Algumas ânforas , espécie de jarros antigos, foram descobertas em um naufrágio de cerca de 3,3 mil anos.

O naufrágio é considerado o mais antigo resgatado. As ânforas estão em condições intactas, o que animou os geólogos e estudiosos – e permitirá maior entendimento do comércio e navegaçao da Idade do Bronze .

A carga estava a 90 km da costa norte de Israel, a uma profundidade de quase dois quilômetros. Foi o primeiro e mais antigo da região.

Os Especialistas de Antiguidade de Israel, ou IAA, explicaram que o navio afundou em condições traumáticas, provavelmente em um emborque pirata ou tempestade.

Naufrágio mostra descobertas históricas

Um dos fatores de contribuição da descoberta para estudos são os dados de navegação. A distância costeira mostra tecnologias de navegação da época.

Por não ser possível ver a costa durante a travessia do Mar Mediterrâneo, mostra-se que o mais provável era orientação pelo sol ou estrelas:

“A partir desse ponto geográfico, somente o horizonte é visível ao seu redor. Para navegar, eles provavelmente usaram os corpos celestes, observando os ângulos e as posições do Sol e das estrelas,” comentou Jacob Sharvit, chefe da unidade marítima da IAA.

“Essa descoberta nos revela as habilidades de navegação dos antigos marinheiros, como nunca antes foi possível saber.”

A suposição anterior era que o comércio acontecia apenas entre portos seguros e seguidos pela costa.


Como Naufrágio de 3,3 mil anos foi encontrado?

O naufrágio foi encontrado por acidente. A pesquisa era, na verdade, geográfica e relacionada a petróleo e gás.

Porém, os robôs submarinos da empresa Energean encontraram, por meio de câmeras, algo que parecia “uma grande pilha de jarros amontoados no fundo do mar”, disse Karnit Bahartan, funcionária da empresa.

Foram retiradas duas das ânforas para estudos. Há indícios que os objetos pertenceram aos cananeus, povo que vivia entre Turquia e Egito na Idade do Bronze..

As ânforas serão, em breve, expostas para o público – provavelmente no Campus Nacional de Arqueologia de Israel.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora