Integrantes do Centro de Apoio Operacional do Conhecimento e Segurança da Informação (CAOP/CSI) do Ministério Público de Mato Grosso participaram nesta terça-feira (16) da 1ª Reunião Interinstitucional de Inteligência com técnicos da área de segurança de informações de vários bancos, representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Polícia Judiciária Civil, com o objetivo de implantar um sistema de enfrentamento aos crimes cibernéticos de alta efetividade.
Enviaram profissionais de inteligência bancária os bancos Santander, Nubank, Sicredi e Caixa Econômica Federal, que trocaram conhecimento e experiências com os integrantes do CAOP/CSI. Também participaram da discussão o CAO Cyber e o Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO).
“O objetivo é aprimorar os métodos de enfrentamento a esse tipo de criminalidade, somando a nossa experiência e conhecimento com os do sistema bancário. Pudemos assistir, inclusive, uma palestra de um profissional do banco Santander do mais alto nível na área de inteligência bancária”, relatou o coordenador do CAOP/CSI, promotor de Justiça Mauro Zaque de Jesus.
Segundo o promotor, será criado um Grupo de Trabalho permanente para estreitar o relacionamento, aprimorar os métodos investigatórios, trocar informações e promover capacitações.
Fonte: Ministério Público MT – MT