MUNDO

Cão que ajudou nas buscas por crianças na Amazônia está desaparecido

Publicado

em

Reprodução/Twitter Forças Armadas da Colômbia
Cachorro que ajudou a encontrar as crianças está desaparecido

O cachorro que ajudou na busca pelas quatro crianças que foram resgatadas após passarem 40 dias desaparecidas na selva, chamado Wilson, está desaparecido após as operações de busca.

O pastor belga tem seis anos e fez parte do resgate dos quatro irmãos, que foram encontrados com vida nessa sexta-feira (9) e agora estão internadas em Bogotá, capital da Colômbia, para receber tratamento médico adequado.

“No desenvolvimento da #OperaciónEsperanza, o cachorro Wilson, da raça pastor belga, de seis anos, desapareceu durante as buscas realizadas pelas Células Combinadas de Busca nas selvas de #Caquetá e #Guaviare para encontrar os quatro menores”, escreveram as Forças Armadas colombianas publicação nas redes sociais, nessa quinta (8).

As autoridades acreditam que Wilson possa ter acompanhado as crianças em algum momento durante o tempo que elas estavam desaparecidas.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, também mencionou o cachorro que sumiu na operação. “O que não apareceu é o cão, que em algum momento esteve com eles”, disse ele nessa sexta (9).

“Na verdade, em algum momento eles encontraram o cachorro, eles se defenderam. É o aprendizado deles, das famílias indígenas, o aprendizado deles de viver na selva é o que os salvou”, acrescentou Petro.

Entenda o caso

As crianças estavam em um avião que caiu no dia 1° de maio e levou à morte de três adultos. Um dos três corpos encontrados é da mãe dos jovens. Outra vítima é um dos líderes da comunidade indígena.

O acidente ocorreu na província de Caquetá, localizada ao sul da Colômbia.

A aeronave que caiu era do modelo Cessna 206, decolou de Araracuara e tinha como destino a cidade de San Jose del Guaviare. Pouco depois da decolagem, o piloto informou ao centro de controle que estava com problemas no motor do avião e emitiu um alerta de socorro antes do veículo sumir dos radares.

O caso teve grande repercussão na Colômbia e há dias se especulava se as crianças seriam encontradas com vida, já que apenas os corpos dos três adultos haviam sido localizados.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: Internacional

Copyright © 2022 Oeste News