Connect with us

MUNDO

Candidato à presidência do Paraguai ameaça ‘matar 100 mil brasileiros’

Publicado

em

As eleições acontecem nas próximas semana
Reprodução Instagram/@payocubas – 06.04.2023

As eleições acontecem nas próximas semana

O candidato à presidência do Paraguai, Paraguayo Cubas, cresceu oito pontos nas pesquisas, conquistando o terceiro lugar. As votações ocorrem no próximo domingo (30), mas há incertezas de quem assumirá o pleito. No país, diferentemente do Brasil, não há possibilidade de um segundo turno.

Além de Cubas, seguem na liderança nas pesquisas os candidatos Efraín Alegre, representante do Partido Liberal Radical Autêntico, e Santiago Peña, do Partido Colorado. Ambos aparecem empatados tecnicamente, com 34% e 33% respectivamente. Já Cubas segue em terceiro lugar, com 23% de intenção de votos.

Entretanto, o candidato vem ganhando visibilidade pelas falas extremistas que possuí contra brasileiros. Ele já atuou como senador, mas teve o mandato cassado em 2019 após afirmar em vídeo que mataria “100 mil brasileiros bandidos” que viviam no país. Cubas fez tal afirmação durante a participação de uma operação em que se apreendeu madeira ilegal na propriedade de um brasileiro. Cerca de 1 milhão de brasileiros vivem no país atualmente.

Na mídia, Cubas foi apelidado como “Bolsonaro do Paraguai” por conta das similaridades de discurso entre o extremista e o ex-presidente brasileiro. Ele se intitula como “contra o sistema vigente” desde a candidatura à presidência em 1993, e segue tentando derrubar o atual governo que se estende há 10 anos. Cubas apresenta um discurso anticorrupção, e tem como principal portal de contato com os eleitores as redes sociais. As postagens do candidato são questionadas pela veracidade das informações, além da distorção de dados acerca da situação do país.

Até o momento, não há consenso nas pesquisas sobre quem é o favorito as eleições 2023. Entretanto, os dados do Atlas indicam uma maior recepção para que o presidente seja da oposição, com 53% dos paraguaios demostrando tal interesse. A possibilidade de Cubas assumir a cadeira cresce por conta do discurso anticorrupção, que é um dos “maiores problemas a ser combatido”, segundo a população.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.


Fonte: Internacional

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora