Uma jovem canadense publicou no TikTok uma experiência que teve durante uma hospedagem pelo Airbnb. Segundo o vídeo de Kennedy Coolwell, durante a estadia com mais 14 amigas, elas encontraram uma câmera escondida no banheiro.
A casa foi alugada para o aniversário de uma das hóspedes. Logo no segundo dia, uma das garotas começou a se sentir desconfortável, como se estivesse sendo observada, e decidiu procurar nos cômodos por algum equipamento que estivesse invadindo a privacidade das amigas.
No relato, Coolwell diz que a amiga “procurou em cada chuveiro, todos os porta-retratos, maçanetas, em todos os lugares da casa por uma câmera e encontrou uma no banheiro”.
Segundo a jovem, o aparelho foi escondido em uma tomada inutilizável. “Você não podia conectar nada nela […] Uma das saídas era voltada diretamente para o chuveiro”, explica ela.
No vídeo, Coolwell mostra a câmera que está dentro de uma das tomadas, e explica: “Você pode ver aqui em cima, não há nada, parece totalmente normal. E então o de baixo, olhe para aquela câmera”.
Após a descoberta, Coolwell disse que suas amigas e ela contataram a polícia local. Segundo ela, eles revistaram a residência, e informaram que as imagens seriam levadas para análise.
A jovem também desabafa que “estava pessoalmente envergonhada pelas coisas que eu estava fazendo naquele banheiro na noite anterior”, e completa deixando um alerta a todos para que “sempre verificar se há câmeras do Airbnb e ouvir os amigos superparanóicos”.
Nos comentários, questionam qual era o imóvel e ela é categórica em responder que a plataforma já suspendeu o anúncio e que as medidas legais já estão sendo tomadas. “Já estou falando com os advogados nesta semana”.
O vídeo já conta com mais de 5 milhões de visualizações. Até o momento, o Airbnb não se pronunciou acerca do ocorrido. Mas, nas diretrizes da plataforma, fica explicitado que é permitido que os anfitriões usem câmeras “claramente divulgadas”, com o tanto que “não infrinjam a privacidade de outras pessoas”, não sendo permitido o uso de “câmeras escondidas” e em espaços privativos — banheiros e quartos. É obrigatório que os anfitriões “descrevam cada dispositivo, sua localização e se ele estará desligado ou ligado” no anúncio, mas que nem sempre isso é seguido.
O vídeo na íntegra você pode conferir logo abaixo: