A campanha de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista, desenvolvida pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e parceiros, ganhou espaço na segunda edição do Festival Cinegastroarte Itinerante, realizado entre os dias 18 a 21 de abril, em Cuiabá.
Quem passou pela sala VIP no cinema do Shopping Estação teve a oportunidade de assistir ao vídeo da campanha, além de experimentar sensações emocionantes com a imersão no universo do cinema e da gastronomia. O evento contou com a participação e a criatividade de chefs renomados e seus menus elaborados com inspiração nos filmes.
“Para levar a informação sobre o Transtorno do Espectro Autista ao maior número de pessoas e vencermos o preconceito, temos buscado várias parcerias. Conseguimos este espaço com a Aster Máquinas, apoiadora da nossa campanha, e também parceira do festival”, destacou a subprocuradora-geral de Justiça administrativa do MPMT, Claire Vogel Dutra.
Na reta final: Segundo a subprocuradora-geral, a campanha chega na sua última semana com repercussão considerável. Outdoors foram colocados em pontos estratégicos em várias avenidas da Capital. A mensagem também está sendo veiculada nos ônibus (busdoor), monitores internos e em painéis de led. Um vídeo sobre a campanha também está sendo exibido gratuitamente pela TV e rádio Centro América.
Ainda como parte da iniciativa, todas as quartas-feiras, das 9h às 10h, está sendo veiculado um programa na Rádio CBN Cuiabá, parceira da iniciativa, com entrevistas sobre a temática. Também apoiam a campanha, as empresas Amaggi, Ginco, Áster Máquinas John Deere, Grupo Bom Futuro e Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA).
Nesta sexta-feira (26), será realizado o 1º Encontro do Ministério Público de Mato Grosso sobre Autismo e Inclusão. Com carga horária de oito horas, o encontro será transmitido pelo canal do MPMT no YouTube. Acesse aqui a programação do evento.
Os projetos de etnoturismo Menanehaliti e Balatiponé, apoiados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), irão representar Mato Grosso no Abeta Summit 2024, um dos principais eventos de ecoturismo e turismo de aventura do Brasil. O evento começa nesta quarta-feira (30.10) e vai até sábado (02.11) no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu (PR), reunindo especialistas e lideranças do turismo de natureza.
Os projetos, oriundos das comunidades Haliti-Paresí e Umutina-Balatiponé, já se destacam como referências no turismo de base comunitária, promovendo o etnoturismo de forma responsável e valorizando a rica cultura indígena de Mato Grosso. Segundo Aline Fonseca, coordenadora de Estruturação e Qualificação no Turismo, a participação no evento é uma oportunidade crucial para os projetos consolidarem sua presença no mercado.
“Teremos um painel de 45 minutos para apresentar o que já foi desenvolvido nesses territórios. É uma chance ímpar de visibilidade e aprendizado, além de fortalecer a comercialização dos produtos”, afirma Aline.
Simão Nezokemazokai, representante do projeto Menanehaliti, e Gabriela Monzilar Calomezore, do projeto Balatiponé, estarão à frente da apresentação e abordarão temas como segurança, inovação e sustentabilidade no etnoturismo. Além disso, os projetos serão expostos na área “Re)Descobrindo o Brasil”, aberta ao público, destacando tradições como artesanato e pintura corporal, elementos que simbolizam a diversidade cultural das comunidades.
Durante os três dias do evento, os representantes dos projetos também participarão de mais de 30 capacitações e terão contato com figuras importantes do turismo indígena, Aline Fonseca destaca que esse intercâmbio é fundamental para o crescimento dos projetos.
“Eles terão contato com referências do setor, o que pode fortalecer ainda mais suas práticas e ajudá-los a consolidar o etnoturismo de maneira sustentável”, completa.
Ambos os projetos que estão sendo planejados e executados há dois anos, já possuem anuência oficial da Funai, estão em processo de expansão e já receberam turistas internacionais. A Aldeia Massepô, uma das comunidades participantes, recentemente recebeu visitantes do Canadá, sinalizando o crescente interesse pelo turismo cultural em Mato Grosso.
Com a criação da agência de turismo 100% indígena, os turistas interessados em conhecer os projetos podem ter contato direto com agentes indígenas capacitados, facilitando o agendamento de visitas e a obtenção de informações detalhadas sobre os roteiros e valores. Essa iniciativa reflete o compromisso das comunidades em oferecer uma experiência autêntica e organizada, respeitando suas tradições e o meio ambiente.