Connect with us

MATO GROSSO

Campanha do Fórum de Colíder reforça importância do autocuidado no tratamento do câncer de mama

Publicado

em

Garantir a qualidade de vida das mulheres em tratamento do câncer de mama pode ter impactos positivos na resposta ao tratamento. Diante disso, a Comarca de Colíder (a 632 Km de Cuiabá) realiza a 2ª edição da campanha “Doe Lenços e Turbantes”, até o dia 26 de outubro. Aqueles que desejam contribuir podem levar os acessórios até um dos pontos de coleta, disponíveis no Fórum de Colíder, instituições, espaços públicos e comércio local. As doações serão entregues ao Hospital de Câncer de Mato Grosso (HcanMT).
 
Um levantamento prévio do HcanMT mostra que de janeiro até início do mês de outubro, 235 mulheres recebem atendimento para investigação, exame e/ou tratamento de mama. “Queremos reforçar a promoção do autocuidado e elevar a autoestima dessas mulheres”, destaca o diretor do Fórum, juiz Ricardo Frazon Menegucci.
 
A ação faz parte da campanha nacional, Outubro Rosa, que tem o objetivo de conscientizar sobre a prevenção da doença e a importância de um diagnóstico precoce do câncer de mama. A expectativa da campanha “Doe Lenços e Turbantes” é impactar doadores e pacientes que receberão os acessórios.
 
“A nossa intenção é reforçar aos doadores a ideia de autocuidado e do diagnóstico precoce. Já para quem irá receber essas doações, queremos transmitir a mensagem de cuidado, carinho e esperança a essas pessoas que passam por um período tão delicado na vida”, explica o magistrado.
 
Outubro Rosa
 
Até o encerramento de 2024, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) prevê o registro de 73.610 casos novos de câncer de mama no País. O risco estimado é de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres e de quase 1% dos casos de ocorrência em homens.
 
Por ser o grupo mais impactado pela doença, as mulheres sofrem com os efeitos colaterais do tratamento que pode gerar danos físicos, psicológicos e estéticos. Para a assistente social do HcanMT, Suelen Xavier de Macedo, o cuidado com a autoestima dessas pacientes reflete positivamente na resposta do tratamento.
 
“Ao receber tanto a peruca, como o lenço ou o turbante, você vê o sorriso delas. É gratificante poder ajudar essa pessoa de alguma forma, seja com uma pequena lembrança de que ela não está sozinha. Então, aqueles que podem doar, o façam, para podermos dar continuidade a esse trabalho, de sempre termos disponíveis um lenço, um turbante para ajudar na autoestima dessas mulheres”.
 
Priscilla Silva
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Imagens do Vigia Mais MT serão usadas como provas em investigações de crimes eleitorais

Publicado

em

Por

Imagens do programa de videomonitoramento Vigia Mais MT, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), serão usadas como provas em investigações de crimes eleitorais cometidos em diversos municípios de Mato Grosso no pleito deste domingo (06.10). As imagens serão encaminhadas para as Polícias Civil e Federal para identificar e responsabilizar os envolvidos.

Em uma das gravações, um veículo branco foi flagrado em frente a uma escola em Rondonópolis com o passageiro jogando dezenas de santinhos na via, logo pela manhã.

Em Cuiabá, o ocupante de uma picape também arremessou santinhos em frente a uma zona eleitoral, por volta da meia-noite, e um pedestre foi filmado cometendo o mesmo delito na região do CPA.

A polícia está verificando as placas dos veículos nas imagens, bem como o percurso percorrido pelos suspeitos.

Em Sorriso, uma câmera do Vigia Mais MT flagrou o momento em que uma juíza eleitoral era intimidada por um eleitor na sexta-feira (04). O suspeito estava em uma Dodge Ram e “fechou” o veículo da juíza no cruzamento das Avenidas Mário Raiter e Blumenau. Com as imagens e o trabalho investigativo da Polícia Civil, o homem foi preso no sábado (05).

O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, destacou a importância do Vigia Mais MT na coleta de provas em investigações de crimes eleitorais.

“Temos mais de sete mil câmeras integradas ao programa em todo Estado de Mato Grosso e, neste pleito eleitoral, a Segurança Pública utilizou essa ferramenta tecnológica para produzir provas contra aqueles que cometeram crimes eleitorais”.

O gestor também ressaltou o trabalho dos servidores públicos e do planejamento estratégico e integrado executado pelas forças de segurança.

“Cerca de quatro mil homens e mulheres das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e demais servidores atuaram em todos os municípios de Mato Grosso para garantir a segurança e o direito ao voto, permitindo que a população exercesse sua cidadania. Além disso, houve um planejamento eficiente e uma estratégia conduzida por todos os envolvidos na operação eleitoral. Comparado a 2020, registramos uma redução nas ocorrências, resultado da preparação, da estratégia e do empenho dos servidores na operação Eleições 2024”, afirmou.

Balanço

De acordo com dados da Superintendência do Observatório de Segurança da Sesp-MT, foram registrados 68 boletins de ocorrência relacionados a crimes eleitorais no final de semana. A maioria das ocorrências foi de boca de urna (41), seguida por compra de voto (09), propaganda irregular (06), desordem eleitoral (05), corrupção eleitoral (04) e fraude no voto (03).

Além disso, 28 boletins de ocorrência referentes a crimes do Código Penal, como ameaça e lesão corporal, por exemplo, tiveram motivação política. No total, as forças de segurança conduziram 63 pessoas para a delegacia.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora