O Ministério Público do Estado de Mato Grosso lançou nesta quarta-feira (31) campanha voltada à segurança dos integrantes da instituição. Durante todo o mês de agosto, serão realizadas atividades relacionadas à segurança da informação, das pessoas, institucional, nas áreas e instalações e de materiais. As ações são coordenadas pelo Centro de Apoio Operacional do Conhecimento e Segurança da Informação e Gabinete de Segurança Institucional (CSI/GSI) e integram o programa “MPMT – Segurança Institucional em ação”.
Segundo o coordenador do CSI/GSI, promotor de Justiça Mauro Zaque, o objetivo da mobilização é intensificar a cultura de segurança nas unidades do Ministério Público. Ele explica que a iniciativa atende ao programa “MP+Seguro”, desenvolvido pela Comissão de Preservação da Autonomia do Ministério Público do CNMP.
“A campanha busca estimular a compreensão dos membros e servidores da instituição quanto à necessidade das medidas de segurança e à responsabilidade de todos pela manutenção de níveis de segurança adequados”, destacou o promotor de Justiça.
Segundo ele, o MPMT tem avançado, ao longo dos anos, em relação à efetivação da política de segurança institucional. Além da adoção de medidas práticas e aquisição de bens materiais, também foram obtidas conquistas em termos de legislação no âmbito interno.
Programação – De acordo com o calendário de ações previstas para o mês de agosto, além da divulgação de material informativo sobre o tema, ocorrerão vários cursos. A primeira palestra será direcionada às equipes do GSI e CSI sobre ansiedade e acontecerá no dia primeiro de agosto. No dia 08, será disponibilizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) – Escola Institucional do MPMT, um vídeo aula sobre segurança da informação.
Haverá ainda, no dia 12, um curso sobre atendimento pré-hospitalar voltado a todos os integrantes da instituição. A programação inclui também cursos sobre Fontes Abertas e Investigação dos Criptoativos, Sobrevivência Urbana e Habilitação em Armamento Institucional para os membros, proteção de dignatários, curso de formação dos novos promotores e entrega de homenagens.
Fonte: Ministério Público MT – MT