Uma motocicleta Honda 125, modelo Fan, furtada há quatro anos, em março de 2020, no município de Poxoréu, foi detectada por uma câmera OCR do Vigia Mais MT e recuperada nesta quarta-feira (26.06), no município de Nova Mutum, por uma equipe da unidade especializada de Cavalaria.
O homem que pilotava a moto, de 39 anos, foi preso por suspeita de crime de receptação e conduzido à delegacia juntamente com o veículo. Aos policiais, conforme registro, ele contou que adquiriu a motocicleta na região de Paraíso de Manso, zona rural de Chapada dos Guimarães.
O tenente Leandro Alves, responsável técnico do Vigia Mais MT na Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), explica que as câmaras com tecnologia OCR são dotadas de inteligência artificial que oferece possibilidade de análise e comparação de dados, informações, caracteres e outros recursos.
Foi assim, capturando a imagem dessa motocicleta, que o sistema do Vigia Mais fez a análise dos dados e emitiu o alerta ao constatar a existência da queixa de furto de 2020.
Uma equipe motorizada da Cavalaria da Polícia Militar localizou a motocicleta na Cerejeiras, durante patrulhamento no bairro Bela Vista. O caso agora sendo investigado pela Polícia Civil para identificação do autor do furto e devolução do veículo ao proprietário.
Na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 14h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus de passageiros na BR-364, km 211, em Rondonópolis (MT). O veículo seguia a linha Cascavel (PR) – Rio Branco (AC).
Durante a fiscalização, dois viajantes, uma mulher de 24 anos e um homem de 20 anos, chamaram a atenção por não responderem a questionamentos simples sobre o motivo da viagem, a origem e o destino. Eles informaram que residiam em Jaciara (MT), estavam vindo de Dourados (MS).
Ao verificar a bagagem registrada nas passagens, os policiais localizaram, no compartimento de carga do coletivo, 217 dispositivos eletrônicos de fumar, além de três resistências e 10 essências.
Esses itens, conhecidos como cigarros eletrônicos, têm comercialização e importação proibidas no Brasil, conforme a Resolução RDC nº 855/2024 da Anvisa, o que configura, em tese, o crime de contrabando.
Os dois passageiros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis para os procedimentos cabíveis.