Connect with us

BRASIL

Câmara Legislativa homenageia atletas do DF pelo desempenho nos Jogos de Paris 2024

Publicado

em

Câmara Legislativa homenageia atletas do DF pelo desempenho nos Jogos de Paris 2024
Caio Barbieri

Câmara Legislativa homenageia atletas do DF pelo desempenho nos Jogos de Paris 2024

A Câmara Legislativa ( CLDF ) realizou, nesta terça-feira (27), uma sessão solene em reconhecimento ao desempenho de atletas do DF nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O evento, proposto pelos deputados Doutora Jane (MDB) e Martins Machado (Republicanos), reuniu esportistas de diversas modalidades que representaram o Brasil no evento esportivo global e que conquistaram um total de quatro medalhas para a capital federal.

Durante a cerimônia, a deputada Doutora Jane ressaltou o valor do legado esportivo e social deixado pelos atletas, quando destacou a importância do incentivo ao esporte como um fator crucial de transformação, especialmente em comunidades mais vulneráveis.

“Nosso objetivo com esta homenagem é mais do que reconhecer as vitórias olímpicas. Queremos valorizar o papel do esporte na sociedade, que transforma vidas e oferece oportunidades”, afirmou a parlamentar. “O desejo de apoiar o esporte sempre esteve no meu coração. Por isso, destinei R$ 4 milhões em emendas para atividades esportivas no meu primeiro ano de mandato”, emendou.

O deputado Martins Machado reforçou a importância de políticas públicas que incentivem a prática esportiva, não só pelos resultados em competições, mas pelos benefícios sociais que ela proporciona.

“As medalhas são fruto de muito esforço e dedicação, mas o esporte vai além das vitórias. Ele promove disciplina, educação e hábitos saudáveis entre nossos jovens”, declarou.

Machado também anunciou que a CLDF votará, em breve, um projeto de sua autoria para ampliar as modalidades atendidas pelo programa Bolsa Atleta, garantindo mais apoio financeiro aos esportistas locais.

“Brasília tem potencial para se tornar a capital do esporte, e precisamos trabalhar juntos para isso”, concluiu.

A medalhista olímpica de judô, Ketleyn Quadros, natural de Ceilândia, compartilhou sua trajetória de dedicação e superação, destacando a importância dos programas públicos de incentivo como o Bolsa Atleta.

“Tenho muito orgulho do DF, que foi o primeiro lugar a implementar o Bolsa Atleta, programa que foi fundamental para minha carreira esportiva”, disse Ketleyn, que conquistou o bronze na categoria meio-médio.

Caio Bonfim, medalhista de prata na marcha atlética, também elogiou os programas Bolsa Atleta e Compete Brasília, que considera essenciais para seu sucesso. Ele pediu mais investimentos no esporte para que Brasília possa se tornar uma referência nacional.

“Precisamos de mais oportunidades para que o esporte cresça no DF e que nossa cidade se destaque cada vez mais”, apelou.

A vice-governadora do DF, Celina Leão (PP), anunciou a tramitação de uma lei de sua autoria no Congresso Nacional que visa estender o benefício do Bolsa Atleta por toda a vida dos competidores.

“Muitos atletas enfrentam dificuldades financeiras após o fim de suas carreiras. Nossa proposta é assegurar que eles tenham suporte na velhice”, explicou Celina.

A sessão contou ainda com a presença de outras autoridades, como o deputado Fábio Félix (Psol), que enfatizou a necessidade de investimentos públicos no esporte, e o ex-jogador de futebol Lúcio, que incentivou os jovens presentes a acreditarem em seus sonhos. “Tudo vale a pena, acreditem nos seus sonhos”, declarou o pentacampeão.

The post Câmara Legislativa homenageia atletas do DF pelo desempenho nos Jogos de Paris 2024 first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora