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MATO GROSSO

“Busca Ativa” é destaque em segundo dia de evento promovido pela Ceja e Esmagis-MT

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Na sexta-feira (4 de agosto), a secretária-geral da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), Elaine Zorgetti Pereira, fez a abertura do Encontro sobre a Resolução n. 485/2023 do Conselho Nacional de Justiça e Busca Ativa. Na ocasião, a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Christiane da Costa Marques Neves, apresentou os projetos desenvolvidos pela Ceja, assim como o Instagram da Comissão (@cejamt).
 
“Lançamos o Instagram da Ceja em maio deste ano e através deste Instagram conseguimos transmitir para muitas pessoas o trabalho que a gente desenvolve. Várias pessoas têm nos procurado no direct para saber da adoção, para saber como que faz para se inscrever, para saber do programa Padrinhos. Então está sendo uma interação muito valiosa”, assinalou a magistrada.
 
Christiane Neves citou o programa Entrega Legal, abordado durante o primeiro dia do encontro; o programa Padrinhos, que visa suprir necessidades de crianças acolhidas; e o projeto Busca Ativa: uma família para amar. “Eu confio e acredito muito nesse projeto. Eu me empenho de coração porque eu realmente acredito que a gente tem condição de encontrar família para essas crianças e adolescentes.” A magistrada apresentou ainda o projeto da Família Acolhedora, um programa de acolhimento familiar preferencial em relação ao acolhimento institucional.
 
“Tudo que fazemos na Ceja e tudo que divulgamos nesse Instagram é feito com muito respeito, com muito carinho pelas pessoas que estão envolvidas, pelas pessoas que a gente mostra e pelo trabalho que a gente faz. Por isso eu peço que vocês estejam conosco e nos auxiliem nessa divulgação”, observou.
 
O Busca Ativa visa promover o encontro entre pretendentes/famílias e as crianças e adolescentes aptas à adoção que tiveram esgotadas as possibilidades de buscas de famílias compatíveis com seu perfil no SNA – Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento. Após o devido cadastro, a pessoa interessada acessa a página e pode conhecer, por meios de imagens e vídeos, as crianças e adolescentes disponíveis para adoção.
 
No evento, Elaine Zorgetti narrou o trabalho na Ceja na busca por pretendentes à adoção no Estado. “Lançamos o sistema de Busca Ativa, que está no site do nosso Tribunal (www.buscaativa.tjmt.jus.br), e lá temos um sistema onde estão todos os disponíveis para adoção, com vídeos, fotos. Qualquer pessoa pode acessar. Hoje temos nove crianças e adolescentes inseridos”, explica.
 
O juiz Jacob Sauer, da Vara da Infância da Comarca de Sinop, relatou um caso interessante de Busca Ativa na cidade: um menino que foi acompanhado pela rede de proteção da cidade por aproximadamente cinco anos. Com TDAH e episódios de agressividade, ele acabou encontrando uma nova família em Minas Gerais, que foi buscá-lo em uma clínica psiquiátrica onde estava internado no interior de São Paulo. “Hoje ele está adotado, o processo foi finalizado. Nos mais de cinco anos da Vara da Infância, ele é o nosso maior milagre.” Na sequência, foi apresentado um emocionante vídeo com a nova família que se formou, na qual a mãe relatou todas as etapas do processo de adoção.
 
Ainda pela manhã, o juiz da Infância e Juventude em Campina Grande (PB), Hugo Gomes Zaher, e a psicóloga especialista em Psicologia Jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia, Lavínia Magda Barbosa de Vasconcelos Silva, falaram sobre aspectos teóricos e práticos da Busca Ativa para adoção.
 
 
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#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: fotografia colorida onde aparece a juíza Christiane Neves. Ela é uma mulher branca, de cabelos castanhos com pontas loiras, que fala ao microfone. Usa uma camiseta branca.
 
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

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MATO GROSSO

Mato Grosso ocupa 4º lugar na promoção da educação étnico-racial nas escolas, segundo MEC

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Mato Grosso é, mais uma vez, destaque nacional na educação pública. O Estado ocupa o 4º lugar no ranking de Promoção da Equidade Racial na Educação com uma média de 65,9 pontos, muito acima da média brasileira de 48 pontos. Os dados foram divulgados no início desta semana, pelo Ministério da Educação (MEC), como parte da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq).

Na frente de Mato Grosso, aparecem os Estados de Rondônia (66.5 pontos), Distrito Federal (66,9) e Ceará (66,1).

Para a elaboração do ranking, o MEC formulou o índice Erer (Educação para as relações étnico-raciais), que avalia ações implementadas para a formação de professores, gestão escolar, material didático e financiamento para a educação étnico-racial das escolas das redes estaduais e municipais de ensino do país.

É a primeira vez em que um instrumento de análise dessas políticas educacionais é elaborado desde a criação da Lei nº 10.639/2003 (mais tarde alterada pela Lei nº 11.645/2008), que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas.¿

Segundo o diagnóstico, 16 das 27 redes estaduais de ensino (59,3%) disseram levar em consideração o efeito do racismo no desempenho dos alunos ou formular políticas para combater as desigualdades na aprendizagem. Já entre os municípios, 58,6% disseram levar isso em conta.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o resultado reflete as ações que valorizam a diversidade e combatem a discriminação como parte do Programa EducAção 10 Anos e da Política Antirracista desenvolvida em todas as 648 escolas da Rede Estadual, que incluem 05 unidades quilombolas e 70 indígenas.

“Fazemos uma abordagem da temática étnico-racial de forma transversal e contínua no currículo escolar ao longo de todo o ano letivo nas unidades escolares do estado”, disse.

Ações da Seduc

Em Mato Grosso, as ações de educação étnico-racial estão alinhadas à Política Antirracista e foram incorporadas aos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas. Como apoio pedagógico, estão disponíveis em formato online o Caderno Pedagógico, as eletivas Ciências e Saberes Quilombolas Educação Escolar Quilombola e o Caderno Pedagógico: Educação Escolar Quilombola para os anos finais do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio.

Em 2024, a Seduc ofertou 340 horas em 15 cursos de formação a profissionais atuantes em todas as funções, sendo 03 deles em que a temática central foi equidade. Nos demais, o tema foi trabalhado de maneira indireta com focos similares ou complementares, atendendo mais de 25 mil servidores, o que representa 70% da rede.

Alan Porto destacou também que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai lançar, na primeira semana de dezembro, a cartilha “Mato Grosso: Por uma Educação Antirracista”. O material será disponibilizado em formato online e marcará um momento estratégico para desassociar o tratamento dessa temática exclusivamente ao mês de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

Outra ação nesse sentido, que está em andamento, é o curso de Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas, através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e o MEC. Serão ofertadas 3.750 vagas gratuitas. As inscrições encerram-se no dia 15 de dezembro de 2024, e a aula inaugural será realizada no dia 05 de dezembro, com transmissão pelo YouTube.

Para o ano de 2025, a Seduc também planejou um cronograma de ações com encontros presenciais e virtuais para reforçar a importância de integrar essas temáticas às práticas pedagógicas de maneira contínua e efetiva.

“Com isso, a rede estadual de ensino reafirma o compromisso com uma educação mais inclusiva, plural e consciente, promovendo o letramento racial e valorizando as contribuições históricas e culturais dos povos afro-brasileiros, africanos e indígenas, conforme determina a legislação vigente. Uma realidade que começa na matrícula com a declaração de raça dos estudantes, garantindo informações completas e atualizadas”, conclui Alan Porto.

Fonte: Governo MT – MT

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