Um bunker histórico do Royal Observer Corps (ROC) localizado em Sedbergh, Cumbria, está pronto para ser leiloado. Construído na década de 1950, o bunker foi projetado para abrigar três observadores durante um ataque nuclear, oferecendo comida, água, linha telefônica e rádio suficientes para duas semanas de sobrevivência, que pode proteger uma pessoa numa Terceira Guerra Mundial.
Recentemente renovado e decorado, incluindo a instalação de banda larga, o bunker será leiloado pela The National Property Auction em 25 de julho de 2024.
Com um preço estimado entre £15,000 (cerca de R$ 105 mil) e £20,000 (cerca de R$ 140 mil), o interesse pelo imóvel já é grande, refletindo tanto a curiosidade histórica quanto as especulações sobre seu valor prático em um contexto moderno.
Parte integral da paisagem histórica da Guerra Fria britânica, o bunker foi desativado nos anos 1990 e posteriormente utilizado por empresas de telecomunicações.
Sua listagem despertou um misto de reações nas redes sociais, com alguns interessados entusiasmados com a oportunidade de possuir um pedaço de história, enquanto outros expressam dúvidas sobre a viabilidade e segurança a longo prazo em um cenário de guerra nuclear potencial.
Localizado próximo à Estação de Dent e a cerca de 14,6 milhas da cidade de Kirkby Lonsdale, o bunker também oferece estacionamento seguro.
As imagens disponíveis mostram uma entrada discreta e um interior descrito como acolhedor e simples, com destaque para um fogão a lenha que adiciona um toque de conforto ao ambiente subterrâneo.
Comentários nas redes sociais rotularam a propriedade como peculiar e do tamanho ideal para uma “caverna de jogos”, destacando sua singularidade e o potencial para usos criativos além de sua função original.
O leilão promete atrair tanto colecionadores de memorabilia histórica quanto investidores interessados em explorar novos horizontes na propriedade imobiliária.
Os observadores originais tinham comida e água suficientes para 14 dias Reprodução
Foi construído para três observadores sobreviverem a um ataque nuclear Reprodução
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.