O nadador brasileiro Glauber Silva fez bonito no Metting Internacional do Porto , realizado na piscina Campanhã, em Portugal. Com uma performance impecável, conquistou a medalha de ouro nos 50 borboleta e ficou apenas alguns centésimos do recorde do campeonato.
“Estou muito feliz com o resultado, foi uma prova muito disputada e estou satisfeito por ter saído com a vitória”, disse Glauber.
Agora, o atleta se prepara para retornar ao Brasil e aos treinos intensivos, já que no próximo mês tem uma competição marcada em Trinidad Tobago.
“Cada competição é um novo desafio e preciso estar sempre preparado para dar o meu melhor”, disse ao se referir à disciplina de treinos.
O GPS|Brasília está sempre na torcida pelo atleta da nossa cidade”
Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.
O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.
“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.
É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.
“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.
O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.
“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.