Connect with us

BRASIL

Brasileiros em Gaza estão seguros, mas podem ficar sem suprimentos

Publicado

em

Grupo de brasileiros que estão na Faixa de Gaza, em casa alugada por embaixada brasileira
ITAMARATY / DIVULGAÇÃO

Grupo de brasileiros que estão na Faixa de Gaza, em casa alugada por embaixada brasileira

Os brasileiros que estão na Faixa de Gaza estão bem e contam com alimentos, remédios, água e gás. Porém, podem ficar sem suprimentos nas próximas semanas por conta da crise humanitária na região.

As informações são do embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas e foram divulgadas pelo jornal O Globo. No total, 30 brasileiros estão sob a proteção do governo. Eles aguardam autorização do Egito para irem ao Cairo com veículos alugados pela embaixada do Brasil e, de lá, embarcarem em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O problema é que não há perspectiva de quando isso vai acontecer.


Candeas explicou que, seguindo os princípios da política externa, o governo atua em duas frentes, para a proteção de brasileiros no exterior. A primeira delas, já concluída, foi retirar os brasileiros do cenário de hostilidades, que começou com ataques do grupo terrorista Hamas a Israel, no último dia 7 de outubro.

A segunda vertente é evitar que sejam atingidos pela crise humanitária que assola Gaza . Por isso, o enviou recursos para a compra de alimentos, água, remédios, gás para fazer as refeições e um grande recipiente de água.

Localização dos brasileiros

Os brasileiros estão distribuídos em dois grupos: dez estão em uma casa em Rafah e em o restante em Khan Younis, onde a maior parte já morava. A passagem de Rafah para o Egito é o único ponto de entrada e saída para a população que vive na Faixa de Gaza, território palestino que está sob ataque de Israel.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora