Connect with us

ENTRETENIMENTO

Brasil Visto do Alto – Diversidade cheia de encantos

Publicado

em

Brasil Visto do Alto, lançamento da Arte Ensaio Editora, é uma realização do Ministério do Turismo, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura.

Segundo a autora, Camila Santana, o livro, através de imagens aéreas, exibe a heterogeneidade pulsante que compõem a vegetação e a topografia do nosso país. Lugares em que a natureza mostra toda a sua potência e esplendor e, ainda, a efervescência cosmopolita das metrópoles brasileiras, que também tem seus encantos.

Com tradução em inglês, “Brasil Visto do Alto” traz uma coletânea de fotografias de artistas como: André Dib e Daniel Ducci, entre outros, que mostram que o Brasil visto do alto é ainda mais bonito!

Os capítulos, divididos entre as paisagens das cinco regiões do Brasil mostram praias, florestas, cânions, quedas d’água, montanhas, chapadas, ilhas, manguezais e serras de tirar o fôlego. Um verdadeiro deleite para os olhos.

A região Norte, que abre o livro, mostra que o território tem mais belezas além da Floresta Amazônica que é, sem dúvida, o grande ícone da área mais extensa do Brasil, famosa mundialmente por sua biodiversidade e natureza exuberante. A Vila do Chão, no Pará, se destaca por suas inúmeras ilhas e prainhas de areia branca que se formam no período da vazante do rio Tapajós. O Monte Roraima, um dos pontos mais elevados do país, localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, chama a atenção pela beleza e por suas formações a mais de 2.700 metros de altura.

O Encontro das Águas, fenômeno lindíssimo e curioso que acontece na confluência entre os rios Negro e Solimões, em que as águas, de cores diferentes, não se misturam por mais de seis quilômetros, até se fundirem e formarem o Rio Amazonas. O Parque Nacional do cabo Orange, no Amapá, próximo à cidade de Oiapoque abriga uma importante variedade de ecossistemas, com paisagens que misturam mangues, campos de várzea e animais típicos da região como o guará, o colhereiro, a onça-pintada, a suçuarana e o peixe-boi amazônico.

O Nordeste, região conhecida por seu litoral privilegiado com restingas, dunas, lagoas, coqueiros e mangues,  ilustra o segundo capítulo do livro que mostra as piscinas naturais de Maragogi, Alagoas e a vila de São Miguel dos Milagres, com suas praias selvagens. Com uma paisagem bem diferente, o Parque Nacional da Chapada Diamantina, situado no centro do estado da Bahia, encanta com atrações icônicas como o Pico do Barbado, maior altitude da região com 2.033 metros e o grande cartão-postal da região, o Morro do Pai Inácio.

Não podemos deixar de falar dos Lençóis Maranhenses com sua paisagem desértica de grandes dunas brancas que recebem lagoas sazonais de água da chuva, como a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita, um dos lugares mais admirados do Brasil.

A região Centro-Oeste guarda um dos grandes tesouros do país, o Pantanal, um verdadeiro santuário no sul do Mato Grosso e nordeste do Mato Grosso do Sul. Estima-se que a região abriga mais de 650 espécies de aves, mais de 1.100 espécies de borboletas, além de centenas de mamíferos, peixes e répteis.

A vegetação bastante peculiar sofre a influência direta de três importantes biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Duas chapadas com suas paisagens moldadas pelo tempo também fazem parte da região: a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, considerada uma das mais antigas do planeta e a Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Outro lugar lindíssimo é Bonito, cidade mato-grossense que se tornou pólo do ecoturismo por seus rios de águas repletas de peixes coloridos, suas cachoeiras, grutas, cavernas dolinas e animais silvestres.

Formado por um turbilhão de águas que transbordam a partir do inusitado encontro entre rio e cânion, as Cataratas do Iguaçu é um dos cartões postais da região Sul e do Brasil. Com quase 300 quedas d’água , dividimos esse espetáculo da natureza com nosso país vizinho, a Argentina. Para quem gosta de montanhas e vales, a região Sul abriga locais deslumbrantes como o Cânion do Espraiado e seus paredões de até mil metros de altura e lindas cachoeiras e o Parque Nacional de São Joaquim, com sua formação geológica de mais de 133 milhões de anos composta de rochas vulcânicas, ambas situadas na cidade catarinense de Urubici.

A Serra Gaúcha impressiona com a beleza da Cascata do Caracol, em canelas, e sua queda d’água de 131 metros de altura. No litoral, os três estados possuem praias famosas como Floripa, que é composta pela ilha de Santa Catarina, uma parte continental e algumas pequenas ilhas.

A região Sudeste, a mais populosa do país, abriga duas das maiores metrópoles brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro. O Rio, que possui uma das paisagens urbanas mais belas do planeta em que a natureza e concreto convivem lado a lado, e São Paulo com seus arranha-céus dividindo espaço com os dois rios que cortam a cidade, o Pinheiros e o Tietê.

Na Serra do Órgãos temos a cidade de Teresópolis com suas inúmeras montanhas e vegetação preservada assim como Domingos Afonso, no Espírito Santo, que tem como principal cartão-postal a formação rochosa de Pedra azul., situada na reserva florestal de mesmo nome que abriga importantes afloramentos de granito e gnaisse.

Único estado sem praia, Minas Gerais impressiona com a magnitude do Parque Nacional da Serra da Canastra, com grandes paredões de rocha, inúmeras cachoeiras e piscinas naturais.

Fonte: TOP FAMOSOS

Continue Lendo

ENTRETENIMENTO

Flay rebate críticas após cantar em inglês nas ruas do Reino Unido : ‘Tosco e brega’

Publicado

em

Por

Flay fez um desabafo após ser criticada nesta quinta-feira (19), por cantar nas ruas do Reino Unido. A ex-BBB está fazendo um intercâmbio em Londres, com o objetivo de dominar a língua inglesa e sofreu duras críticas pela pronúncia durante uma perfomance de Easy on Me, música de Adele.

“É tão tosco, brega e cafona como o brasileiro adora depreciar outros brasileiros e acha que está ARRASANDO. O conteúdo da querida é TENTAR humilhar os outros para sentir-se superior pela falta de “pronuncia perfeita” do idioma alheio quando nem os próprios nativos fazem esse tipo de julgamento tosco!”, iniciou.

“Literalmente todo mundo que assim como eu, está aqui em Londres ESTUDANDO inglês, humildemente se ajuda, se apoia, tem respeito e incentiva, aqui tem gente do mundo todo, chinês, francês, árabe, espanhol, e nenhum deles fala perfeitamente como nativos, imagine se fossem fazer bullying conosco por isso… ninguém sairia do país para estudar né?”, continuou.

“A intenção é comunicar-se e buscar o nosso melhor, afinal, não é o nosso idioma materno e ainda assim estou aqui dando o meu melhor para ver uma tosca fresca tentando me rebaixar, mal sabia ela da infelicidade que teve ao escolher a mim para tentar rebaixar… Fala aí inglesa, para mim é digna de chacota rir de uma pessoa em progresso estudando, quando vê assim não fala nem o português correto, mas se acha a gringona, vai estudar garota, espero que esteja feliz com a repercussão, apenas presumo que talvez a partir de hoje você pense duas vezes antes” desabafou.

Fonte: TOP FAMOSOS

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora