Connect with us

BRASIL

Brasil vai voltar a financiar a África, promete Lula na Angola

Publicado

em

Lula ao lado de João Lourenço, presidente da Angola
Ricardo Stuckert

Lula ao lado de João Lourenço, presidente da Angola


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma visita oficial à Angola nesta sexta-feira (25), seguindo sua primeira incursão no continente africano durante seu terceiro mandato. O petista anunciou a retomada dos investimentos brasileiros no continente africano, buscando estreitar laços e promover parcerias com países em desenvolvimento.

Uma das principais atividades de Lula foi sua participação na reunião de cúpula dos Brics, realizada na África do Sul. Nesse encontro, os Brics aprovaram a entrada de seis novos membros, fortalecendo a cooperação entre países emergentes.

Lula destacou a importância de estabelecer uma maior proximidade com a África, reforçando a colaboração em diversos setores, com ênfase em resultados que se equiparam a acordos com nações mais desenvolvidas. O presidente enfatizou a necessidade de investimentos mútuos e trocas comerciais benéficas para ambas as partes.

“Vamos voltar a fazer financiamento para os países africanos. Vamos voltar a fazer investimento para Angola, que é um bom pagador das coisas que o Brasil investiu aqui. Angola sempre foi um país que nos deu a certeza de que cada dólar investido aqui seria ressarcido. E assim o fez”, discursou.


Lula criticou afastamento do Brasil da África

Durante sua visita, Lula não poupou críticas ao afastamento do Brasil da África nos anos anteriores, ressaltando o potencial de parcerias e colaborações que foram subutilizadas. Sua viagem incluiu também uma rápida passagem por Cabo Verde e uma estadia anterior na África do Sul, a fim de fortalecer os laços diplomáticos e comerciais.

“Muitas vezes, por ignorância, pessoas brasileiras acham que fazer negócio com países ricos é muito melhor, e não se dão conta que os países ricos muitas vezes não querem fazer negócio conosco. Eles querem exportar pra nós produtos de alto valor agregado e querem comprar de nós apenas commodities, soja, minério de ferro, milho e carne”, relatou.

O presidente planeja continuar suas atividades na região, tendo agendada uma visita a São Tomé e Príncipe para participar de uma reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora