Após ser reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade da Unesco , o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Nordeste , foi incluído na lista de lugares que conta, atualmente, com oito “pedacinhos de paraíso”. Além das belezas naturais, a escolha considera se o local tem valor universal excepcional do ponto de vista histórico, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico.
O dossiê de candidatura dos Lençóis Maranhenses foi encaminhado para a Unesco em 2018 e a decisão foi anunciada na 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da entidade, realizada em Nova Déli, na Índia, na sexta-feira (26).
Os Lençóis Maranhenses são o maior campo de dunas na América do Sul. Com lagoas de águas cristalinas, possui morros de areia desenhados pelo vento que deixam a paisagem impressionante. Confira os sete lugares que completam a lista:
Complexo da Chapada dos Veadeiros (GO)
Pertinho de Brasília, a cerca de três horas da capital, a Chapada dos Veadeiros reúne inúmeras belezas do Cerrado, entre cachoeiras e trilhas em paisagens encantadora em 240 mil hectares. O parque ainda abriga espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, além de rochas com mais de um bilhão de anos.
Ilhas Atlânticas (Fernando de Noronha e Atol das Rocas)
Composta por Fernando de Noronha e Atol das Rocas, ficam a cerca de 350 quilômetros da costa nordeste brasileira. Fernando de Noronha é formada por 21 ilhas e ilhotas. Já Atol das Rocas, que possui um anel de corais ao redor de uma lagoa central, é um reserva biológica e não permite turismo.
Pantanal (MT)
Tem a maior fauna da América do Sul e fica entre o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em 2023, foi considerado um dos 50 melhores destinos do mundo para visitar, segundo a revista Time. O Pantanal é a maior planície alagada do Brasil e a sexta do mundo.
Os outros patrimônios naturais brasileiros reconhecidos pela Unesco são Parque Nacional do Iguaçu (PR), Amazônia Central (AM), Vale do Ribeira (PR/SP) e Costa do Descobrimento (BA/ES).
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.