Connect with us

BRASIL

Brasil se abstém em votação da OEA sobre transparência eleitoral na Venezuela

Publicado

em

Brasil se abstém em votação da OEA sobre transparência eleitoral na Venezuela
Redação GPS

Brasil se abstém em votação da OEA sobre transparência eleitoral na Venezuela

O governo brasileiro optou por se abster na votação da Organização dos Estados Americanos ( OEA ) que exigia maior transparência nos resultados das eleições na Venezuela. A decisão, tomada nesta quarta-feira (31), aumentou ainda mais a pressão internacional sobre o presidente venezuelano Nicolás Maduro . No entanto, a proposta não foi aprovada devido à falta de um voto.

Liderada por Estados Unidos, Uruguai, Paraguai e Argentina, a proposta necessitava de 18 votos para ser aprovada. Além da abstenção do Brasil, a Colômbia também não votou, enquanto o México, que já havia reconhecido a vitória de Maduro, estava ausente na votação. Apenas 17 dos 34 países membros da OEA foram favoráveis ao texto apresentado.

Entre os principais pontos da resolução, estava a exigência para que o governo de Maduro divulgasse de forma transparente os resultados das eleições realizadas no último domingo, permitindo que observadores independentes verificassem os dados do pleito. A medida também incluía pedidos de respeito aos direitos humanos e ao direito de manifestação na Venezuela.

Um dia antes da votação, a OEA já havia rejeitado o resultado final das eleições divulgado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, afirmando que os números apresentados não mereciam confiança ou “reconhecimento democrático”.

A decisão do Brasil de se abster na votação gerou críticas de alguns setores, que esperavam uma posição mais firme do governo brasileiro. A proposta da OEA fazia parte de um esforço maior para aumentar a pressão internacional sobre o regime de Maduro e promover uma resolução pacífica para a crise política e social na Venezuela.

The post Brasil se abstém em votação da OEA sobre transparência eleitoral na Venezuela first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora