Connect with us

BRASIL

Brasil registra, em média, oito casamentos por dia envolvendo menores

Publicado

em

Casal durante cerimônia de casamento (Ilustrativa)
Pixabay – 1/4/2022

Casal durante cerimônia de casamento (Ilustrativa)

O Brasil registrou, em média, oito (8,7) casamentos por dia envolvendo menores de idade apenas nos três primeiros meses de 2023.

Até 31 de março de 2023, foram contabilizadas 718 uniões oficiais no país envolvendo menores de idade, incluindo casos em que dois adolescentes se casaram.

Os dados são contabilizados pelo Colégio Notarial do Brasil , entidade que representa os mais de 9 mil notários do país.

A média é ainda maior se comparada aos anos anteriores. Por exemplo, em 2022, a média foi de 8,7 casamentos por dia. Já em 2021 foi de 9,1 por dia. Em 2019 e 2018, a média foi ainda mais expressiva, com 10,3 e 10,4 casamentos por dia, respectivamente.

Todas as uniões ocorreram de forma legal, estabelecidas e registradas em cartórios.

Polêmica em Araucária (PR)

Prefeito de Araucária (PR), Hissam Hussein Dehaini, casou-se com adolescente de 16 anos
Reprodução

Prefeito de Araucária (PR), Hissam Hussein Dehaini, casou-se com adolescente de 16 anos

A questão do casamento envolvendo menores de idade ganhou destaques nos jornais de todo país depois que o prefeito de Araucária (PR), Hissam Hussein Dehaini, de 65 anos, se casou com uma adolescente de 16 anos.

Dois dias antes da cerimônia questionável, ele nomeou sogra, Marilene Rôde, como secretária de Cultura e Turismo do município. O casamento ocorreu quatro dias após a jovem completar a idade legal para o matrimônio.

Mas a sogra foi exonerada depois que o Ministério Público do Paraná abriu uma investigação por suspeita de nepotismo . O prefeito deixou a sigla partidária Cidadania, quatro dias após se casar com a adolescente.

O Brasil permite o casamento de menores desde 2019, exclusivamente, a partir da idade núbil, que siginifica quando adolescentes completam 16 anos.

Para que seja concluído o casamento, porém, é necessária a autorização legal dos pais ou responsáveis pelo menor para formalizar a união. A regra está estabelecida no Código Civil .

A proibição de casamento para menores de 16 anos em qualquer hipótese foi sancionada por Jair Bolsonaro quando era presidente.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: Nacional

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora