Connect with us

BRASIL

Brasil garante medalha no tênis de mesa de duplas femininas

Publicado

em

Brasil garante medalha no tênis de mesa de duplas femininas
Henrique Neri

Brasil garante medalha no tênis de mesa de duplas femininas

A dupla de tênis de mesa paraolímpico , composta por Cátia Oliveira e Joyce Oliveira, já garantiu mais uma medalha para o Brasil na competição de duplas femininas. Elas ganharam da dupla egípcia Fawzia Elshamy e Ola Soliman, por 3 sets a 0, e avançaram para as semifinais da classe WD5, para atletas cadeirantes.

A próxima partida acontece na sexta-feira (30), às 7h (horário de Brasília), e caso vençam, já disputam o ouro no mesmo dia, a partir das 15h. A próxima partida deve ser árdua contra as sul-coreanas Seo Su Yeon e Yoon Jiu, já que são cabeças de chave número 1 da competição. Já entraram com medalha garantida, sendo a primeira partida contra as brasileiras. Se perderem, ganham o bronze, já que a modalidade premia os dois semifinalistas eliminados.

“Na minha carreira faltam duas medalhas, a do Mundial e a Paralímpica. Esse sonho está sendo realizado. O bronze já está garantido, mas temos um sonho ainda maior. A gente quer buscar o ouro. A Coreia é muito forte mas a última a gente ganhou”, disse Joyce.

A dupla mista Cátia Oliveira e Lucas Arabian foram eliminados no começo da tarde, quando perderam de 3 sets a 1 contra os chineses Feng Panfeng e Zhou Ying, cabeças de chave número 1 do torneio.

The post Brasil garante medalha no tênis de mesa de duplas femininas first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora