Connect with us

Lucas do Rio Verde

Botão do Pânico e atendimento psicológico são ampliados para unidades escolares

Publicado

em

Com a proposta de levar mais segurança para as escolas de Lucas do Rio Verde, a Prefeitura anunciou, nesta segunda-feira (17), a implantação do Botão do Pânico em todas as unidades de ensino no município. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação apresentou a sala de atendimento psicológico para os alunos da Escola Olavo Bilac.

O aplicativo Botão do Pânico é um mecanismo desenvolvido e utilizado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde para as ocorrências de violência doméstica. A utilização pelas escolas será limitada apenas a três pessoas da unidade, da gestão escolar, com a finalidade de facilitar o acesso às forças de segurança, reduzindo o tempo de espera em eventual ocorrência de integridade física.

“Nesse momento, principalmente, em que as escolas vivem com supostas ameaças, nós estamos colocando a tecnologia a serviço das escolas. Isso é uma grande conquista para o nosso município e para a educação. É importante agradecer ao vereador Wlad pela indicação e a nossa equipe que trabalhou na adaptação desse sistema de maneira muito ágil”, declara o prefeito Miguel Vaz.

A primeira escola com o dispositivo instalado e apto para o uso é a Olavo Bilac. A expectativa é que todas as unidades da rede municipal e estadual de ensino tenham a funcionalidade disponível até esta terça-feira (18). As demais instituições de ensino (federal, particular e outros), 37 ao todo, também terão acesso ao aplicativo nos próximos dias.

Atendimento psicológico
Ainda na Escola Olavo Bilac, a Secretaria de Educação apresentou a sala de atendimento psicológico para os alunos. No local, uma profissional deve atender diariamente, com carga horária semanal de 40 horas, no acompanhamento e encaminhamento que cada criança precisa.

“Ter essa profissional na escola é importante porque entendemos que nós precisamos prevenir, olhar para a causa do mau comportamento e da agressividade. Começamos a princípio nessa escola, que é a maior da rede municipal que atende adolescentes e o nosso projeto é estender para as demais unidades”, explica a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Para o gestor da unidade, Márcio Torres, o atendimento psicológico visa resgatar a segurança do aluno. “Nesse papel de escutar, de trocar informações daquilo que ele está sentindo ou passando, isso previne uma série de outras coisas mais graves que esses alunos possam estar passando”, declara o diretor.

Os dois projetos, de reforço na segurança e acolhimento dos alunos, foram apresentados aos professores da escola, durante visita do prefeito Miguel Vaz e comitiva à unidade.

Também participaram os secretários de Governo, Alan Togni, de Segurança Pública, Cel. Marcos Cunha, do comandante da Guarda Civil Municipal, Ten. Jota Lima, do vereador e autor da indicação de ampliação do Botão do Pânico, Wlademir Mesquita e, representando a Polícia Judiciária Civil, o delegado João Antônio Batista e a delegada Ana Terra.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lucas do Rio Verde

Mais de 470 animais foram microchipados em Lucas do Rio Verde

Publicado

em

Por

Desde setembro deste ano, mais de 470 animais já foram microchipados em Lucas do Rio Verde. O serviço oferecido gratuitamente para cães e gatos atendidos na Unidade Permanente de Castração – UPC, passa a ser ofertado a toda cidade.

O pequeno dispositivo de identificação eletrônica é implantado sob a pele e é praticamente indolor, como se fosse uma vacina. O chip permite que o tutor seja localizado em caso de perda ou abandono.

“Mais um passo importante estamos dando nessa nobre frente que é a causa animal. A microchipagem eh uma ferramenta fundamental para avançarmos na luta contra o abandono, além de outros benefícios, como a redução de pets perdidos e informações do animal”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.

A microchipagem passou a ser obrigatória em Lucas do Rio Verde, por meio da Lei nº 3.716, de setembro de 2024 e tem como slogan de campanha “Cuidado Inteligente”. O chip implantado no cão ou gato, contém informações como o telefone de contato do tutor e endereço, além da raça do pet, nome, idade e se ele tem algum tipo de doença ou usa medicação específica (em caso de doença).

Inicialmente a UPC estava realizando a microchipagem nos cães e gatos que já estavam agendados para a castração na unidade. Desde a abertura da UPC, o número de animais já castrados pela Prefeitura chega a mais de 3.290 cães e gatos, entre fêmeas e machos.

Cadastro para microchipagem
Inicialmente, apenas os cães e gatos da UPC estão sendo atendidos. A partir do dia 22 de novembro, a ação será estendida para todas as pessoas, mediante ao cadastro prévio. O atendimento será toda sexta-feira, na UPC.

Para tanto é necessário realizar um cadastramento no seguinte endereço eletrônico: https://www.animalltag.net/

O cadastramento é simples e contém dados sobre o tutor, o animal e foto do cão ou gato.

Mais informações ou dúvidas entre em contato no 65 3549 -7197 ou 3549 -7172.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora