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MATO GROSSO

Bombeiros socorrem turista italiana que foi atacada por búfalo no Pantanal

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Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) socorreram, nesta segunda-feira (21.10), uma turista italiana que foi atacada por um búfalo no Pantanal. A vítima sofreu lacerações na perna e recebeu atendimento dos bombeiros militares, que estão na região realizando a Operação Pantanal, focada no combate a incêndios florestais.

De acordo com informações de testemunhas, a turista estava acompanhada do marido e de outras pessoas, tirando fotos nas proximidades da pousada onde estavam hospedados, quando ocorreu o ataque.

As equipes de bombeiros militares, que estavam na região de Porto Jofre, receberam o chamado de emergência dos funcionários da pousada e rapidamente se mobilizaram para atender a vítima, que apresentava um grande ferimento na coxa direita e estava perdendo muito sangue, o que foi controlado por meio de um curativo compressivo.

Após os primeiros socorros prestados pelos bombeiros militares no local, a mulher foi transportada, acompanhada por militares do CBMMT, em um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), até Poconé, (104 km de Cuiabá).

Ao chegar, a vítima foi recebida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que a encaminhou para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para receber os cuidados médicos necessários.

O tenente-coronel Rafael Marcondes ressaltou que é importante que aqueles que estão conhecendo e fazendo turismo na região sigam as instruções dos guias e as orientações de moradores locais.

“Os cuidados devem ser tomados não apenas em relação aos búfalos, mas também a outros animais selvagens que habitam a área. O mais importante é respeitar o habitat e o espaço desses animais que estão em seu habitat natural”, falou o tenente-coronel.

Búfalos no Pantanal Mato-grossense

Originários da Ásia, os búfalos foram introduzidos na região do Pantanal para ajudar na gestão das pastagens e na proteção do rebanho bovino contra o ataque de onças pintadas. Eles desempenham um papel importante como barreira natural.

Com uma população estimada em cerca de 1.500 indivíduos, esses animais se adaptaram bem ao ambiente local e contribuem para o equilíbrio ecológico da região.

Fonte: Governo MT – MT

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MATO GROSSO

Centro de Solução de Conflitos da Fazenda Pública otimiza resolução de demandas

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Problemas com alvará municipal, remunerações de servidores públicos, questões tributárias ou até mesmo uma pendência na hora de fazer a transferência do veículo são alguns problemas que podem ser solucionado por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Fazenda Pública. O serviço, do Poder Judiciário de Mato Grosso, atende demandas tanto na fase que antecede a abertura de um processo, quanto na ocasião em que ele já está instaurado. O cidadão que recorre a este serviço é beneficiado com resultados ágeis e eficazes. 
 
“Quaisquer questões que necessitem de uma pronta solução, que trazem um litígio, que tem uma pendência a ser resolvida, o cidadão pode procurar o Cejusc da Fazenda Pública. Lá, ele poderá tratar do assunto e tentar resolvê-lo no âmbito da consensualidade”, detalha o juiz Bruno D´ Oliveira Marques, da Vara Especializada em Ações Coletiva de Cuiabá. 
 
A opção pelo Cejusc elimina o trâmite processual tradicional que envolvem contestações, audiência de instrução, sentença judicial e inúmeros recursos que podem durar anos. 
 
Para acessar o serviço, o cidadão pode procurar o Cejusc da Fazenda Pública presencialmente no Fórum de Cuiabá, das 12h às 19h. O contato também pode ser via mensagem de texto (65 9 9332-0122) ou e-mail (cejusc.fazendapublicacba@tjmt.jus.br). Nesses canais, o cidadão ou advogado relatam o problema. O Cejusc da Fazenda Pública tem competência em todo o estado de Mato Grosso. 
 
Quando o relato é inicial, a questão pode ser resolvida já na fase pré-processual. Neste caso, as partes envolvidas são chamadas para uma audiência de conciliação, momento em que irão dialogar e tentar resolver. Se a conflito for pacificado, o juiz homologa o termo de conciliação e o problema fica resolvido.
 
“Em se tratando de reclamações pré-processuais, sempre se recomenda que o cidadão esteja acompanhado de um advogado, mas não é obrigatório. Ele pode fazer essa reclamação, sem estar assistido no âmbito pré-processual por advogado. Ele encaminha essa reclamação e nossos colaboradores irão auxiliá-lo”, explica o magistrado.
 
Já nas situações em que o conflito está na fase processual, quando o caso não é encaminhado pelo próprio magistrado de origem, uma das partes precisa requerer o auxílio do Cejusc da Fazenda Pública. “O advogado ou o cidadão, que tem uma demanda, pode solicitar a remessa dos autos ao Cejusc da Fazenda Pública da Capital”. 
 
Com o processo transferido para o Cejusc, as partes serão direcionadas para audiência de conciliação e o problema poderá ser resolvido em questão de horas. “A conciliação encurta o caminho para que o conflito possa ser resolvido. É um dos métodos mais eficiente, mais célere, a fim de que o cidadão tenha as suas queixas, os seus problemas solucionados”, defende o juiz Bruno D´Oliveira Marques.
 
Rádio TJMT  – Para conhecer mais sobre a atuação do Cejusc da Fazenda Pública e outros serviços da Justiça de Mato Grosso, acesse a Rádio TJMT.
 
 
Priscilla Silva
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

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