O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) prestou socorro a três crianças, incluindo um bebê de apenas dois meses, e um cachorro que foram atacados por abelhas no final da tarde desta quinta-feira (24.10), no bairro União, em Sorriso (a 398,2 km de Cuiabá).
A equipe da 10ª Companhia Independente Bombeiro Militar (10ª CIBM) foi acionada por moradores, que relataram que as abelhas haviam atacado as crianças, enquanto brincavam em uma quadra nas proximidades.
O ataque ocorreu após um enxame, localizado em uma árvore próxima a uma área de mata em limpeza, ter sido perturbado.
Ao chegarem no local, os bombeiros iniciaram os primeiros atendimentos às crianças picadas. Embora nenhuma delas apresentasse estado grave, todas foram transportadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação médica.
Ainda durante o atendimento, os bombeiros foram informados de que um cão também estava sendo atacado pelas abelhas. Para resgatar o animal, a equipe precisou usar uma técnica de contenção, já que o cachorro estava em estado de dor e bastante agressivo devido às picadas. O cão foi resgatado sem intercorrências e retirado da área de risco em segurança para que pudesse ser encaminhado para o atendimento veterinário.
O Corpo de Bombeiros alerta que as ocorrências de ataques de abelhas podem ser comuns, especialmente em áreas urbanas. Por isso, a corporação orienta a população a estar atenta ao ambiente antes de realizar limpezas em áreas com vegetação ou cortes de árvores.
Não é recomendado tentar lidar com enxames de insetos agressivos por conta própria, pois isso pode resultar em acidentes graves. Em caso de necessidade, é indicado acionar o CBMMT pelo número 193. Para mais informações sobre como se prevenir de ataques de abelhas, acesse as orientações do CBMMT.
Um jovem, investigado por estuprar a irmã em Cáceres (a 225 km de Cuiabá), foi preso pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher do município (DEDM), nesta quinta-feira (21.11).
A prisão integra os trabalhos da Operação Hagnos, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), para coibir violências contra crianças e adolescentes.
O investigado, de 19 anos, foi preso em cumprimento de mandado de prisão preventiva pelo crime de estupro de vulnerável, decretado pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Cáceres.
Conforme a delegada da DEDM de Cáceres, Paula Gomes Araújo, as investigações apontam que a vítima, atualmente com 14 anos, era abusada sexualmente pelo irmão mais velho desde os 9 anos de idade.
Diante da ordem judicial expedida, os policiais civis da DEDM realizaram diligências e localizaram o procurado, que foi conduzido para as providências cabíveis e encaminhado para a Cadeia Pública.