MATO GROSSO

Bombeiros resgatam animais e removem marimbondos que ofereciam risco aos estudantes

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, neste sábado (28.09), o resgate de dois animais em situações de risco e a remoção de um ninho de marimbondos que havia atacado alunos de uma escola pública. As ocorrências aconteceram nos municípios de Campo Verde, Tangará da Serra e Primavera do Leste, respectivamente.

Em Primavera do Leste, a equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada pela Central de Operações Bombeiros (COB) para a remoção de insetos agressivos na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Santa Úrsula, localizada no bairro Castelândia.

Ao chegarem no local, os bombeiros realizaram uma avaliação imediata e constataram um risco iminente à segurança de alunos e funcionários, devido à agressividade dos marimbondos, que já haviam atacado alguns estudantes, segundo relatos de funcionários.

A equipe de bombeiros iniciou prontamente os procedimentos necessários para a remoção dos insetos de forma segura, utilizando equipamentos específicos. O manuseio de marimbondos requer cuidados, pois suas ferroadas podem representar um perigo grave. O ninho foi retirado da árvore em que estava e, apesar da situação delicada, não houve feridos.

Em Campo Verde, a 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) foi acionada para resgatar um cachorro que havia ficado confinado em uma manilha na rede de esgoto, no bairro Greenville II. Os bombeiros militares foram acionados pela dona do cão.

No local, os militares identificaram que o animal estava a cerca de 1,5 metros de profundidade. Usando um cambão, eles conseguiram retirar o cachorro sem ferimentos e devolvê-lo para os cuidados de sua dona.

Já em Tangará da Serra, a equipe da 3ª Companhia Independente Bombeiro Militar foi acionada para resgatar um gato que escapou das mãos de sua tutora e subiu em uma árvore, não conseguindo mais descer. A ocorrência ocorreu na Vila Olímpica durante uma campanha de vacinação antirrábica.

A tutora, que era idosa e não conseguia fazer o resgate sozinha, pediu ajuda aos bombeiros. Prontamente, os militares realizaram o resgate do gato, que estava bastante assustado. Após o resgate, o animal foi vacinado pela equipe da vigilância ambiental sanitária e entregue em segurança à sua dona.

O resgate de animais faz parte do rol de obrigações constitucionais dos bombeiros militares, que têm o dever de proteger a vida em todas as suas formas. Essa responsabilidade não se limita apenas às pessoas, mas também se estende a animais em situações de risco.

Fonte: Governo MT – MT

Copyright © 2022 Oeste News