O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta quarta-feira (06.11), uma palestra sobre prevenção de afogamento para alunos da Escola Estadual Paulo Freire, em Primavera do Leste (a 243 km de Cuiabá). O evento contou com a participação de 180 alunos do 6º ano do ensino fundamental.
A atividade faz parte do Projeto Bombeiros nas Escolas, que busca conscientizar os estudantes sobre a importância da profissão bombeiro militar, além de promover a educação preventiva e a segurança nas comunidades.
A palestra foi promovida nos períodos matutino e vespertino. Durante o encontro, os alunos foram instruídos sobre os perigos, muitas vezes imperceptíveis, que podem causar afogamentos. Eles também receberam orientação sobre como agir em situações de emergência e prevenir acidentes em ambientes aquáticos.
Para o subtenente BM Rogério Costa Batista, esse tipo de ação é essencial para os alunos, principalmente pela proximidade das férias escolares, quando o risco de afogamentos tende a aumentar.
“Muitos jovens terão mais contato com piscinas, rios e lagos. É fundamental que eles saibam como se proteger e agir em uma situação de emergência. A prevenção é a chave para evitar tragédias, e trazer esse conhecimento para as crianças pode salvar vidas”, falou o subtenente.
Um jovem, investigado por estuprar a irmã em Cáceres (a 225 km de Cuiabá), foi preso pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher do município (DEDM), nesta quinta-feira (21.11).
A prisão integra os trabalhos da Operação Hagnos, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), para coibir violências contra crianças e adolescentes.
O investigado, de 19 anos, foi preso em cumprimento de mandado de prisão preventiva pelo crime de estupro de vulnerável, decretado pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Cáceres.
Conforme a delegada da DEDM de Cáceres, Paula Gomes Araújo, as investigações apontam que a vítima, atualmente com 14 anos, era abusada sexualmente pelo irmão mais velho desde os 9 anos de idade.
Diante da ordem judicial expedida, os policiais civis da DEDM realizaram diligências e localizaram o procurado, que foi conduzido para as providências cabíveis e encaminhado para a Cadeia Pública.