Connect with us

MATO GROSSO

Bombeiros finalizam capacitação em técnica que garante a proteção da fauna e flora do Cerrado contra incêndios florestais

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) finalizou o 1° Curso de Queimas Prescritas da corporação, com a capacitação de 14 militares na técnica que tem por objetivo garantir a proteção da fauna e flora do Cerrado mato-grossense e evitar incêndios florestais na região. Todos os participantes receberam certificado de conclusão em solenidade que aconteceu no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA).
O curso faz parte do cronograma de ações preventivas do Governo de Mato Grosso e foi ministrado de 27 de maio a 07 de junho para capacitar os militares na técnica de queima prescrita, que é uma importante ferramenta de manejo do fogo utilizada para reduzir o risco de incêndios florestais de grandes proporções. Durante o treinamento, os participantes aprenderam sobre o planejamento, a execução e o monitoramento de queimas controladas.


Na cerimônia, o comandante-geral adjunto e chefe do Estado Maior, coronel Ricardo Bezerra Costa, destacou os trabalhos realizados pela corporação e os investimentos do Governo que permitiram a execução dessa capacitação que, lembrou ele, é inédita e fundamental para o enfrentamento dos desafios relacionados aos incêndios na região.
“Graças a um consistente trabalho e aos investimentos especialmente durante a atual gestão do Governo Estadual, que investiu na execução do Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais, conseguimos elevar o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso a um patamar de excelência que extrapola as fronteiras do Brasil”, destacou o comandante-geral adjunto.
Ele reforçou que atualmente o CBMMT é reconhecido nacionalmente e internacionalmente pela expertise em diversas frentes, como busca e salvamento com cães, mergulho e Atendimento Pré-Hospitalar.
¿¿¿¿¿¿¿
De acordo com a comandante do Batalhão de Emergências Ambientais, tenente-coronel Pryscilla Jorge Machado de Souza, esse curso de queima prescrita faz parte de um conjunto de ações preventivas realizadas e previstas no plano de operações para a temporada de incêndios florestais na região e é de suma importância que os bombeiros possuam esse conhecimento técnico para ser aplicado na prática.
“Essa expertise adquirida pelos profissionais será crucial para auxiliar e potencializar as ações de combate aos incêndios florestais, reduzindo os danos e protegendo vidas, propriedades e o meio ambiente”, disse a coronel.
Para o capitão BM Rivaldo Miranda de Andrade, que participou do curso, essa iniciativa representa um marco relevante na atuação do Corpo de Bombeiros para a proteção das florestas e do meio ambiente como um todo.
“Ao participar deste curso pude compreender melhor a complexidade e a importância dessa técnica de manejo do fogo. A explicação detalhada do instrutor sobre os objetivos e os procedimentos envolvidos nas queimas prescritas foi fundamental para que eu e meus colegas estejamos mais preparados para lidar com essa ferramenta de forma segura e eficaz”, disse o capitão.
A capacitação teve carga horária total de 260 horas aula, sendo as instruções teóricas realizadas no Batalhão de Emergências Ambientais, que abordou temas como ecologia do fogo, geotecnologias aplicadas, uso tradicional do fogo, comportamento do fogo, meteorologia aplicada, planejamento de queima e atividades práticas de queima prescrita que ocorreram na área de proteção ambiental de Chapada dos Guimarães.


O coordenador do curso major BM Leandro Jorge de Souza Alves, explicou a importância da queima prescrita que foi realizada no entorno do Mirante Alto do Céu e que a mesma é uma técnica de manejo do fogo utilizada para prevenir grandes incêndios florestais e consiste em queimar a vegetação de forma controlada e planejada em áreas estratégicas.
“O objetivo principal é reduzir a quantidade de material combustível, como folhas secas, galhos e arbustos, que se acumula naturalmente. Ao reduzir essa carga de combustível, quando um incêndio acidental ocorrer nessas áreas, ele terá menos material para se alimentar e, portanto, será menos intenso e mais fácil de controlar. Trata-se de uma técnica complexa que exige planejamento cuidadoso, treinamento de equipes e monitoramento constante. Quando bem executada, a queima prescrita se mostra uma ferramenta muito eficaz na prevenção de incêndios florestais”, explicou o tenente.
Período proibitivo
Neste ano, o período proibitivo de uso do fogo foi ampliado e contará com prazos diferentes para os biomas mato-grossenses. Na Amazônia e Cerrado, fica proibido o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas entre 1° de julho e 30 de novembro. Já no Pantanal, a proibição se estende até 31 de dezembro.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Pagamento de 1/3 de férias de contratados: Governo de MT encontra solução para impasse que durava 40 anos

Publicado

em

Por

O governador Mauro Mendes assinou, nesta quarta-feira (18.09), o Decreto nº 656, que regulariza o pagamento de 1/3 de férias para servidores contratados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Com um investimento de R$ 26 milhões, o Estado põe fim a uma reivindicação que já durava cerca de 40 anos.

Mauro Mendes disse que era um direito conquistado, mas que, infelizmente, foi negligenciado por gestões anteriores gerando inúmeras demandas judiciais, além de uma dívida enorme. O governador destacou que para dar maior celeridade aos processos judiciais em andamento que tratam do pagamento de 1/3 de férias retroativas dos professores temporários da educação básica, assinou o decreto em cooperação com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

“Estamos reconhecendo esse direito e aplicando o que é correto. Além de regularizar o pagamento correspondente a 1/3 das férias dos professores temporários, o Governo também implementará uma extensão do decreto para servidores temporários contratados em outras áreas da Seduc. Todos os professores no regime temporário vão ter esse direito reconhecido e pago nas próximas oportunidades”, explicou.

Na avaliação da presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino, todas as partes estão de parabéns porque não vão mais precisar litigar para receber esse direito. “É muito bom ter um governador que tem essa sensibilidade. Precisamos reconhecer o esforço dos nossos gestores. Dos que fazem o que tem que ser feito. Esses registros ficam na nossa memória para sempre, porque são cerca de 25 mil processos que teremos condição de liquidar positivamente. É momento de celebração”, completou.

A solenidade teve representantes de todos os poderes e o deputado estadual Valmir Moretto falou em nome do Legislativo. “A Assembleia não mediu esforços para contribuir com a solução de um tema tão relevante como esse. Nada mais justo do que atender um pedido dos nossos professores. É com esse trabalho que vamos ficar entre as redes mais bem avaliadas no País. Vamos colocar Mato Grosso no cenário que o Estado realmente merece”, falou o parlamentar.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a sensibilidade ao resolver o problema que se arrastava há décadas. “É uma gestão de eficiência que está fazendo uma transformação na educação e garantindo a valorização profissional necessária para que tenhamos ainda mais qualidade no ensino e na aprendizagem. Esse decreto assinado hoje impactou, certamente, na vida dos servidores da educação”.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) contribuiu com o processo de resolução do pagamento aos servidores da Educação, tanto na elaboração do Decreto e do Termo de Cooperação, do sistema que irá gerir os pedidos de quitação de valores, entre outras soluções, como explica o chefe da pasta, Basílio Bezerra.

“Após detectarmos e analisarmos a dimensão da situação e o nível de importância de propor uma solução, trabalhamos em conjunto com os demais órgãos na construção de soluções, para garantir aos servidores o que lhes é de direito. A Superintendência de Tecnologia da Informação da Seplag está finalizando um sistema para que o servidor faça o processo de solicitação do pagamento. Esse sistema estará disponível dentro do Portal do Servidor, garantindo transparência e celeridade ao processo”, ressalta o secretário Basílio.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Servidores Públicos da Educação (AMPE), professor Fábio Bernardo da Silva, destacou a atuação no estado em resolver uma demanda que se arrastaa por décadas. “Esse é um marco histórico não só para os profissionais, mas para toda a população que recebe os serviços da Educação”, diz.

Também participaram da solenidade o vice-governador Otaviano Pivetta; o Procurador-geral do Estado, Francisco Lopes; o Corregedor-Geral do TJMT, desembargador Juvenal Pereira da Silva; a desembargadora do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJMT, Antônia Siqueira Gonçalves; entre outros.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora