O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou nesta quarta-feira (05.06), atividades em diferentes regiões do Estado para conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e do combate aos incêndios florestais em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nessa data.
Em Lucas do Rio Verde (332 km de Cuiabá), a 13ª Companhia Independente Bombeiro Militar (13ª CIBM) promoveu uma palestra de conscientização para crianças de 5 a 7 anos em uma escola de idiomas. De maneira didática e interativa, a equipe apresentou a importância de evitar o uso do fogo e demonstrou os principais equipamentos utilizados no combate a incêndios, como sopradores, capacetes, mochilas e lanternas. As crianças participaram ativamente da atividade.
Já em Rondonópolis (218 km de Cuiabá) o 3º Batalhão Bombeiro Militar (3º BBM) participou da Semana do Meio Ambiente, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
Durante o evento, os bombeiros expuseram os materiais utilizados no combate a incêndios florestais e promoveram a conscientização sobre o período proibitivo de queimadas no Estado.
Além disso, o 3º BBM também participou de uma ação na Aldeia Tadarimana, juntamente com o Juizado Volante Ambiental (JUVAM), Polícia Ambiental, Sema e outras entidades ambientais.
Nessa atividade, foi apresentada uma viatura equipada com o Kit Kombat e os materiais utilizados no combate a incêndios, com o objetivo de conscientizar a comunidade indígena. Também foi ressaltado o trabalho preventivo realizado pelo batalhão em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), por meio da formação de Brigadistas Florestais indígenas e orientação na confecção de aceiros.
“Essas ações demonstram o engajamento dos bombeiros de Mato Grosso em promover a conscientização ambiental e atuar no combate aos incêndios florestais, contribuindo para a preservação dos recursos naturais do Estado. O trabalho integrado com outras entidades públicas e privadas fortalece essa importante missão de proteger o meio ambiente e a população”, disse o comandante-geral do CBMMT, Alessandro Borges.