O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na manhã desta terça-feira (14.01), um incêndio em um veículo na Rua João Pedro Moreira de Carvalho, no município de Sinop (a 480 km de Cuiabá).
De acordo com informações colhidas no local, o motorista estava parado na esquina, quando escutou um estouro e as chamas se iniciaram logo em seguida.
No local, a equipe do 4º Batalhão Bombeiros Militar (4º BBM) encontrou o carro tomado pelo fogo, apresentando danos na parte do motor e do estofamento do veículo.
Os bombeiros montaram uma linha de combate ao incêndio, utilizando cerca de 1.500 litros de água para extinguir as chamas. Após o combate, a equipe realizou o rescaldo, eliminando os possíveis focos remanescentes.
As forças de segurança apreenderam, nesta quarta-feira (15.01), um caminhão frigorífico com 420 quilos de cocaína na BR-364, na Serra da Petrovina, em Pedra Preta (245 km de Cuiabá). O condutor do veículo, um homem de 43 anos, identificado pelas iniciais R.A.S., foi preso em flagrante. O prejuízo para as facções criminosas é de R$ 10,8 milhões.
A operação contou com a participação de policiais do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), unidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar e da Polícia Federal, no âmbito do programa Tolerância Zero e Operação Protetor das Fronteiras e Divisas .
A Polícia Federal recebeu informações sobre a possível utilização de um caminhão, que havia saído de um frigorífico em Rondonópolis, para o transporte de drogas. A suspeita surgiu após o motorista realizar reparos emergenciais no teto do veículo, utilizando materiais que aparentavam ser cola ou silicone.
Com base nessa denúncia, a Polícia Federal, o Gefron e o Bope planejaram uma operação conjunta, que resultou na localização e apreensão do entorpecente e na prisão do motorista. Tanto a droga quanto o suspeito foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Rondonópolis, onde permanecem à disposição da Justiça para os procedimentos legais cabíveis.
O coordenador do Gefron, tenente-coronel Manoel Bugalho, ressaltou o empenho das forças de segurança no combate ao tráfico. “Já realizamos o trabalho na fronteira entre Mato Grosso e a Bolívia, contudo, por meio do programa Tolerância Zero, intensificamos essas ações contra o tráfico de drogas, seguindo a determinação do governador Mauro Mendes. Com as apreensões e prisões de criminosos, conseguimos desarticular e descapitalizar as organizações criminosas no estado”, pontuou.
O comandante do Bope, tenente-coronel Hugo Roberto dos Reis Silva, destacou a atuação integrada das forças de segurança no enfrentamento ao tráfico de drogas em Mato Grosso. “Houve um trabalho minucioso, com cada instituição atuando dentro da sua expertise, e conseguimos realizar essa grande apreensão de drogas no compartimento do caminhão frigorífico”, afirmou.