Connect with us

MATO GROSSO

Bolsistas do Governo de MT são medalhistas no Troféu Brasil de Atletismo 2024

Publicado

em

Os atletas mato-grossenses Wendell Jerônimo, Arthur Curvo e Jânio Varjão foram medalhistas no Troféu Brasil de Atletismo 2024, realizado de 27 a 30 de junho, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). Bolsistas do programa Olimpus do Governo de Mato Grosso, os esportistas garantiram as primeiras colocações em suas provas na mais tradicional competição do atletismo brasileiro.

Com o tempo de 29m40s89, Wendell Jerônimo garantiu a medalha de prata na prova de 10.000 metros. O esportista, que nasceu em Pontes e Larcerda, corre atualmente pela Associação de Corredores de Rua de Lucas do Rio Verde. Ele é beneficiado na categoria Bolsa Atleta Internacional no programa executado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Na prova de lançamento de dardo, Arthur Curvo assegurou a medalha de bronze, com 72,22 m. Filho de um sitiante de Santo Antônio de Leverger, o atleta tem se destacado na prova cuja disputa interna no Brasil possui crescimento exponencial com dois recordistas sul-americanos (Luiz Maurício e Pedro Henrique). Arthur é atleta da AABB/Cuiabá e também é um dos beneficiados na categoria Internacional do programa Olimpus.

Também bolsista na categoria Atleta Internacional, Jânio Varjão conquistou o bronze na prova de 1.500 metros rasos, com o tempo de 3m49s67. O esportista integra a equipe do Barra do Garças Associação de Atletismo e, em 2023, chegou a ser o número 1 do ranking nacional nos 1500 metros.

“Parabéns aos nossos atletas que mais uma vez representaram tão bem Mato Grosso numa competição importante, como é o Troféu Brasil. É gratificante saber que o auxílio do programa Olimpus tem sido fundamental para as trajetórias de sucesso no esporte. E continuaremos fazendo a nossa parte, enquanto política pública, para que o esporte mato-grossense voe cada vez mais alto”, destaca o secretário da Secel, David Moura.

O Troféu Brasil de Atletismo

O 43º Troféu Brasil de Atletismo foi disputado de quinta-feira a domingo (27 a 30.6) no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo.

A competição marca o prazo final para obtenção de índices e pontos para o ranking mundial da World Athletics para os Jogos Olímpicos de Paris, que começam no dia 26 de julho (o atletismo será realizado de 1 a 11 de agosto). O campeonato nacional também vale índices para o Mundial Sub-20, que será em Lima, no Peru, de 27 a 31 de agosto.

Considerado o maior evento de atletismo interclubes da América Latina, o Troféu Brasil foi realizado em Mato Grosso, em 2023. Com o patrocínio do Governo do Estado, a competição ocorreu no Centro Olímpico de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

TJMT mantém prisão preventiva de integrante de facção criminosa

Publicado

em

Por

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso negou pedido de Habeas Corpus a homem flagrado com droga, na presença de sobrinha menor de 14 anos. A manutenção da prisão preventiva referendou a decisão liminar, que sustentou que o réu oferece risco à ordem pública e histórico de relação com uma facção criminosa. O julgamento da revisão criminal ocorreu no último dia 10 de setembro, na Segunda Câmara Criminal. 
 
Preso em flagrante no dia 28 de junho deste ano, por portar duas porções de maconha, um homem teve a prisão convertida para preventiva, pelo juiz plantonista da Comarca de Rondonópolis. A medida foi considerada desproporcional pela defesa do réu, que recorreu da decisão ao alegar que a quantia era uma evidência que era para consumo próprio, considerada uma infração de menor potencial ofensivo com o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Ao fim da requisição, a defesa solicitou que a prisão fosse convertida em medidas cautelares alternativas.
 
Ao analisar o caso, o relator do pedido, desembargador Rui Ramos Ribeiro, destacou que o risco à ordem pública ficou evidenciado no julgamento do magistrado plantonista da ocasião. Consta da ocorrência que, além de a situação ter indicativos de comércio de entorpecentes, o réu também cometeu crime de corrupção de menor, por estar na companhia de uma menor de 14 anos. 
 
Os antecedentes do acusado também contribuíram para manter a prisão. O homem ostenta inúmeros registros criminais e já foi condenado à pena de mais de 26 anos de detenção. “Portanto, a sua personalidade voltada para a prática de crimes. A manutenção da prisão provisória é necessária para evitar a reiteração delitiva do agente”.
 
Conforme o histórico criminal, o homem integrava uma facção criminosa e era o responsável pela execução dos castigos e decretos de morte àqueles que “descumpriam” o ordenamento imposto pelo grupo criminoso. O homem também utilizaria seu veículo para desovar corpos e também seria responsável por recolher taxas de comerciantes e coletar dinheiro da venda de entorpecentes nas ‘bocas de fumo’.
 
“Em análise das provas carreadas chega-se a conclusão de que a manutenção da prisão cautelar do paciente é medida que se impõe, diante da necessidade de se garantir a ordem pública, mormente em se considerando a gravidade dos crimes e o evidente risco de reiteração delitiva”, escreveu o desembargador.
 
O magistrado ainda afirmou estar convencido de que a decisão apresenta-se devidamente motivada, inexistindo qualquer constrangimento ilegal. “Aliás, na hipótese, as investigações estão no nascedouro e a soltura do paciente, liminarmente, é prematura e pode prejudicar o deslinde do caso em discussão”.
 
Priscilla Silva
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora