Connect with us

Cuiabá

Blitz ecológica distribui duas mil mudas nativas e frutíferas para população de Cuiabá

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, em parceria com o projeto Verde Novo do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, distribuiu duas mil mudas de plantas nativas e frutíferas em blitzes ecológicas realizadas na Avenida do CPA, nas proximidades do viaduto Jamil Boutros Nadaf, no dia 5 de junho, e na Praça Alencastro, no dia 6 de junho. Além das mudas doadas, outras 200 mudas de aproximadamente 3 metros foram plantadas no Parque da Família no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. Essas iniciativas marcaram a programação alusiva à data comemorativa.

“A importância é a conscientização. Plantar é um gesto simbólico. A preservação e o cuidado fazem parte da conscientização das pessoas sobre a importância que isso representa em nossa vida. Traz a fauna de volta, revitaliza o ambiente e todos ganhamos. É um patrimônio, um bem que fica para nossos descendentes, filhos, netos e novas gerações”, disse o secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, Juarez Samaniego.

Aos poucos, a população está buscando meios de ajudar o meio ambiente, dada a procura por plantas. “Não deu para quem quis.” Essa foi a expressão de um morador do centro de Cuiabá quando procurou as equipes da blitz ecológica na Praça Alencastro e não encontrou mais nenhuma plantinha. Já a moradora do bairro Bosque da Saúde, Iracema Ortiz, conseguiu uma muda de goiaba, a última das mil mudas. Mesmo morando em apartamento, ela cultiva uma jabuticabeira de pequeno porte que já produz na sacada da moradia. “Eu queria muito um pé de goiaba que vai fazer companhia com a jabuticaba”, disse.

A gerente da Unidade de Conservação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Zilda Helena da Silva, afirmou que as iniciativas foram muito proveitosas, considerando a expressividade do plantio realizado no Parque da Família, que contribuirá para a revitalização do local, e as duas mil mudas doadas nas blitzes ecológicas. “Pensamos, com isso, em instigar a conscientização da população para que Cuiabá volte a ser cidade verde. Não é a primeira vez que fazemos doações; faz parte das ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. E nota-se que as pessoas estão começando a ver que Cuiabá precisa ser verde, precisa ser mais arborizada, e cada um pode fazer um pouco. Cuidar e preservar já são iniciativas valiosas se não puder plantar”, pontuou Zilda.

“Unimos esforços com o objetivo de resgatar o título de Cidade Verde de Cuiabá, de amenizar essa temperatura e criar um clima mais agradável para toda a população”, declarou também a engenheira florestal do Verde Novo e assessora do Tribunal de Justiça, Rosiani Carnaíba.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora