Nessa quarta-feira (27), o BioTIC – Parque Tecnológico de Brasília foi palco do 12° Encontro do Programa WTC de Competitividade, com o tema “Ecossistemas e Relações como Catalisadores para Expansão e Inovação”. Os debates focaram em como as interações e colaborações dentro do mercado tecnológico podem impulsionar a inovação e o crescimento. O Grupo World Trade Center (WTC), que promoveu o evento, ganhará uma sede na Capital Federal em breve.
Os palestrantes convidados compartilharam estratégias e experiências de suas respectivas empresas para fomentar um ambiente colaborativo e inovador. O evento contou com a presença de Adriano Barros, Diretor de Relações Públicas e Governamentais na General Motors South America, Bruno Szarf, VP Global de Gente e Cultura na Stefanini Group, e Silvana Pampu, HRBP General Manager na Renault Latam.
O World Trade Center tem um pilar chamado Business Club, que são encontros de negócios aonde se reúnem integrantes do governo e empresários para tratar da competitividade das empresas. Daniella Abreu, presidente do WTC Brasília, falou um pouco mais da iniciativa. “A ideia é trazer conteúdo que enriqueça principalmente as empresas. É um evento focado mais no mundo corporativo, mas com todos os fatores que possam contribuir pra esse impulsionamento dos negócios internacionais”, explicou.
Silvana Pampu, da Renault Latam, ressaltou que o network é sempre um dos objetivos principais de eventos assim. “A gente está aqui pra falar um pouquinho de como essas relações impactam, de fato, sobre a aceleração de negócios e competitividade. O poder de conexões e um network qualificado fomentam e geram maior impacto nos negócios”.
Adriano Leite de Barros, diretor de assuntos governamentais da General Motors na América do Sul, destacou a importância da união entre empresários. “A importância desses eventos são criar laços, criar conexões, porque cada vez mais a gente percebe que a gente só vai ter sucesso em todas as nossas pautas se a gente juntar força e defender projetos que sejam ganha-ganha, bom para várias empresas, para vários setores, governos e comunidades como um todo”.
“Antigamente, assuntos governamentais dentro das empresas eram vistos mais como uma área de suporte, onde falava somente dos riscos, das oportunidades e do ambiente político e econômico. Hoje essa área já é vista como uma área que viabiliza os negócios”, concluiu Adriano.
World Trade Center Brasília
Maior organização fomentadora de comércio internacional do mundo, o World Trade Center (WTC) vai ganhar uma sede no Parque Tecnológico de Brasília. A capital federal receberá uma estrutura completamente inovadora, moderna e interativa a ser construída no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC). Com orçamento previsto de R$ 728 milhões, o complexo de investimentos começará a ser erguido ainda em 2024 e abrangerá áreas residenciais, hotelaria, centro de convenções e corporativo.
No Brasil, a rede de negócios opera somente em São Paulo, mas outras unidades do WTC estão sendo construídas em Curitiba (PR), Joinville (SC), Porto Alegre (RS), Sinop (MT), além do Distrito Federal. Na capital do país, a promessa é de renovação econômica, criação de oportunidades de emprego e a integração do DF na malha empresarial global.
“O World Trade Center se localiza em uma cidade para melhorar os negócios internacionais. Aqui em Brasília construiremos um grande complexo que comporta prédio corporativo, hotel, residências, lojas, enfim, é um complexo multiuso”, afirmou Daniella Abreu.
Segundo o presidente da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), Izídio Santos, a expectativa são as melhores possíveis. “Iniciativas como essa vão trazer muita gente para o BioTIC, que é a nossa meta, povoar todo esse parque, que tem um belíssimo projeto urbanístico. Serão mais de 120 mil metros quadrados. Vai ter muito investimento na área corporativa, mas como também terão residências, a expectativa é que 20 mil pessoas morem no local”, ressaltou o presidente.
Silvana Pampu
Victor Hugo e Vitória Araújo
Renato Gama, Izidio Santos e Maurício Barbosa
Renata Nandes e Izis Lira
Paulo Palhas, Fernando Raupp, Silvana Pampu e Adriano Barros
Luiz Roberto Vieira Gonçalves, Elison Montagner e Marcelo Meireles
Luciano Carvalho
Janaína Chagas, Luiz Cláudio de Freitas, Ricardo Kuntze e Luiz Fernando Kasprik
Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.
Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.
Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.
Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.
O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.
O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.