MUNDO

Biden lembra quatro anos da morte de George Floyd: “Ele mudou o mundo”

Publicado

em

Reprodução/Twitter
George Floyd foi assassinado no meio de uma rua de Minesota

O presidente dos Estados Unidos , Joe Biden , escreveu um texto, neste sábado (25), para homenagear George Floyd , homem negro assassinado por policiais há exatamente quatro anos, em Mineápolis, no estado de Minnesota.

Na mensagem, divulgada através das redes sociais, o líder norte-americano afirma que Floyd não deveria ter morrido e afirmou que ele “mudou o mundo”. Biden ainda pediu para a população agir em memória do homem.

“George Floyd deveria estar vivo. Ele merecia muito mais. Hoje, eu me uno a todos aqueles que o amaram e a todos aqueles que foram impactados pelo movimento pelos direitos civis que ele inspirou, ao recordarem a tragédia e a injustiça da sua morte”, escreveu o presidente. “Ele mudou o mundo. Agora, vamos agir em memória dele”, acrescentou.


Vidas negras importam

George Floyd morreu após ter o pescoço pressionado pelo joelho do policial Derek Chauvin por mais de nove minutos, no meio de uma rua de Mineápolis.

O caso repercutiu mundialmente e virou um movimento para repudiar a violência policial contra os negros. O ” Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam, na tradução para o português) se tornou uma inspiração global na luta contra o racismo, a discriminação e a desigualdade racial.

Policial atacado

Derek Chauvin foi condenado a 22 anos de prisão pela morte de Floyd. Ele estava cumprindo sua pena no presídio federal de Tucson, Arizona, quando foi atacado por um detento, em novembro de 2023.

O responsável pelo ataque foi John Turscak, que deu 22 facadas em Chauvin na biblioteca do presídio. O ataque ocorreu durante “Black Friday”, tradicional dia de descontos nos Estados Unidos, e foi motivado pela morte de Floyd.

Apesar de ficar em estado grave, Chauvin sobreviveu. Ele segue cumprindo sua sentença.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

Fonte: Internacional

Copyright © 2022 Oeste News