Connect with us

MATO GROSSO

Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça comemora 112 anos de fundação com evento sobre história da instituição

Publicado

em

Símbolo da cultura e da história mato-grossense, a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça comemora os 112 anos de fundação nesta terça-feira (26.03) com um evento que celebra a representatividade e a história da instituição. Na data, o espaço cultural oferecerá palestras, apresentações artísticas e prática de meditação para o público. A ação é gratuita.

“A biblioteca é um patrimônio da sociedade mato-grossense, um espaço de convívio, de conhecimento, de informação e de cultura. É uma honra celebrarmos mais um ano de história e funcionamento desta instituição tão importante para a população cuiabana”, destaca o secretário adjunto de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Jan Moura.

A comemoração inclui as palestras ‘A história da Biblioteca Estevão de Mendonça e sua importância para a sociedade’ e a ‘A história e a importância do Palácio da Instrução para a arquitetura cuiabana’, com participação do superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico da Secel, Robinson de Carvalho Araujo. Além disso, o espaço cultural oferecerá para o público um momento de meditação, considerando os comprovados benefícios da prática para o corpo e a mente.  

“A Biblioteca Pública Estevão de Mendonça é um importante espaço de difusão de conhecimento e da cultura. Está localizada na região central, com fácil acesso, em um prédio histórico e arejado, onde o público pode desfrutar também de um momento de lazer. Além disso, oferece diferentes serviços para a população como visitas mediadas, salas de leitura e de estudos climatizadas, empréstimo de livros e laboratório de informática e acesso à internet”, destaca a gerente da instituição, Elienes Moreira.

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça foi fundada em 26 de março de 1912 e está localizada no Palácio da Instrução, centro histórico de Cuiabá.

É considerada a maior biblioteca pública de Mato Grosso, com aproximadamente 70 mil volumes em obras impressas e acervo informatizado, classificados em coleções temáticas: Mato Grosso, Obras de Referência, Obras Raras, Afro-Brasileira, Indígena, Braille, Literatura Infantil, Periódico, Literatura, Acervo Videoteca e Acervo Geral.

A instituição é um espaço cultural mantido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e está localizada na Rua Antônio Maria, 151, centro de Cuiabá.
 

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Por unanimidade, TCE-MT emite parecer favorável às contas de três municípios

Publicado

em

Por

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
Conselheiro-relator, Campos Neto. Clique aqui para ampliar.

Por unanimidade, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) emitiu parecer prévio favorável às contas anuais de governo, exercício de 2023, dos municípios de Barra do Garças, Santo Antônio do Leste e São José do Povo. Sob relatoria do conselheiro Campos Neto, os balanços foram apreciados na sessão ordinária desta terça-feira (5).

Conforme o relator, a Prefeitura de Barra do Garças apresentou um cenário satisfatório em seu desempenho fiscal, tendo em vista que houve excesso de arrecadação e economia orçamentária. Além disso, constatou-se superávit de execução orçamentária, considerando os créditos adicionais abertos mediante uso da fonte superávit financeiro apurado no exercício anterior, assim como suficiência financeira para a quitação das obrigações de curto prazo.

“No que tange à Previdência constatou-se adimplência das contribuições previdenciárias dos segurados e patronais devidas ao RPPS e que o ente encontra-se regular com o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP)”, acrescentou o conselheiro.

Já a gestão de Santo Antônio do Leste demonstrou controle na aplicação de recursos nas diferentes áreas. “Acentuo que, na manutenção e desenvolvimento do ensino, o município destinou o correspondente a 34,76% do total da receita resultante dos impostos, percentual superior aos 25% previstos na Constituição Federal”, salientou Campos Neto.

No que se refere às contas de governo de São José do Povo, o conselheiro reconheceu uma boa gestão orçamentária e aplicação de recursos dentro do que estabelece a legislação. “Na remuneração do magistério da Educação Básica em efetivo exercício, constatou-se a aplicação do correspondente a 109,68% dos recursos recebidos por conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), cumprindo o percentual mínimo de 70% disposto em lei.”

Diante do exposto, o relator votou pela emissão de parecer prévio favorável à aprovação dos três balanços, com recomendações aos gestores, dentre elas a adoção de medidas, visando ao atendimento de 100% dos requisitos de transparência, em observância aos preceitos constitucionais e legais.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br

Fonte: TCE MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora