Connect with us

Cuiabá

Bem Estar Animal participa de evento em comemoração de 20 anos da Ong AVA e reafirma parceria pela luta a causa animal

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá participou da comemoração dos 20 anos da Associação Voz Animal (AVA), no sábado (20), em um evento no shopping Estação, que contou com a arrecadação de recursos por meio da venda de camisetas. A médica veterinária e zootecnista, Andrea Janaina de Mello, secretaria adjunta de Bem Estar Animal (ligada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), relata que foram apresentadas as propostas futuras da Prefeitura de Cuiabá em prol da causa animal e os projetos criados pela atual gestão do prefeito Emanuel Pinheiro.

“A AVA é uma ONG das causas animais e a mais antiga de Cuiabá. Mostramos aqui a importância da causa animal no contexto geral e apresentamos a história da então diretoria, o que fazemos e os trabalhos da pasta e projetos futuros”, disse a adjunta.

A presidente da AVA, Maria das Dores Gonçalves da Silva, ressaltou a importância do poder público junto à causa animal.

“Em comemoração aos 20 anos da Associação, temos a participação do Bem-Estar Animal e a importância junto ao poder público. A AVA tem 20 anos e o Bem-Estar tem 5 anos. Queremos que, a cada dia mais, o poder público faça um trabalho mais eficiente e abrangente porque a situação de abandono é muito grande. O que estamos fazendo hoje, com as vendas dessas camisetas e ao apresentarmos os trabalhos da AVA, representam uma gota d’água no oceano. Esses 20 anos são de muita luta e batalhas para tentar melhorar a situação dos animais de rua”, relata ela.

Defesa da Causa Animal

Desde 2017, a administração Emanuel Pinheiro, já sancionou oito leis em favor da causa, sendo elas: a Lei 436/17 de Proteção aos Animais; a Lei 6423/19 do Protetor Independente; a Lei 6439/19 do Animal Comunitário; a Lei 6492/19 de Monitoramento através de câmeras em pet shops; a Lei 6512/20 de Circulação de veículos de tração animal em vias de perímetro urbano; a Lei 6549/20 Proibindo animal em corrente curta; a Lei 6746/22, que estabelece que os agressores arquem com as despesas veterinárias recorrentes aos ataques; e a Lei nº 6.860/2022, que dispõe sobre a divulgação obrigatória de mensagens relativas às penas combinadas de crimes de maus-tratos contra cães e gatos em Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora