Connect with us

Cuiabá

Bem da Gente: Pesquisa socieconômica irá ajudar no empreendedorismo

Publicado

em

Moradores dos bairros Paraisópolis e Silvanópolis, em Cuiabá, vão receber um projeto pioneiro em Mato Grosso – o Bem da Gente, que entre outras ações, fomenta o empreendedorismo com a criação e reforço de negócios próprios. A iniciativa é realizada pela Energisa, que tem apoiado o programa municipal de regularização fundiária, conduzido pela Prefeitura de Cuiabá.

Por meio do Programa de Eficiência Energética do Governo Federal, a concessionária buscou uma organização civil referência no país, o CIEDS, que é especializada na criação de programas de fomento social e econômico com premiações nacionais e internacionais.

O CIEDS está contratando e capacitando jovens locais para aplicação de uma pesquisa, que vai traçar um perfil socioeconômico das famílias que vivem na região, buscando entender quais projetos de apoio financeiro podem ser mais significativos dentro da realidade e anseios das famílias. Toda a equipe estará devidamente uniformizada e identificada.

A pesquisa começa nesta semana e os primeiros diagnósticos são esperados para setembro, segundo o CIEDS e a Energisa. Futuramente a ideia é ter até linhas de crédito especiais para os moradores iniciarem negócios. Além disso, serão promovidos programas de doação de eletrodomésticos eficientes em consumo de energia e programas socioculturais para crianças e adultos.

“Não adianta impor uma solução econômica para as famílias que não faça sentido à rotina delas. Então antes de tudo é preciso ouvir, principalmente pessoas que por causa de disputas legais, viviam numa condição à margem dos direitos fundamentais. Felizmente agora, este movimento de regularização está transformando as comunidades em bairros. E a nossa energia vai vir acompanhada também de ideias de qualidade”, destacou o gerente de projetos da Energisa Luzay Lopo Filho.

O programa de regularização fundiária

O programa municipal de regularização fundiária, conduzido pela Prefeitura de Cuiabá, prevê uma autorização provisória para a empresa Energisa regularizar o fornecimento de energia elétrica em pelo menos nove bairros da capital, beneficiando mais de quatro mil famílias que vivem com ligações clandestinas. A energia provisória está prevista na Lei 6.213, de 2017.

A Energisa iniciou os trabalhos pelo Flor da Mata, onde levantamento apontou que 1.200 famílias não tinham energia regularizada. Depois seguiu para os bairros Silvanópolis (600 famílias), Paraisópolis (500 famílias), Terra Prometida (800 famílias), Jonas Pinheiro III (400 famílias), além do Jardim Manancial, Colina Verde, Jardim Umuarama e Altos da Glória (600 famílias).

Além da Lei Municipal 6.213/2017, estas ligações também estão previstas no artigo 506 da Resolução 1.000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que autoriza a distribuidora a promover o fornecimento provisório da energia em núcleos ou assentamentos, clandestinos ou irregulares com predominância de população de baixa renda, visando garantir a segurança da população e a preservação do patrimônio público e privado.

De acordo com a resolução, a ligação deve ser realizada de forma a reduzir o risco de danos e acidentes a pessoas, bens ou instalações do sistema elétrico, e de combater o uso irregular da energia elétrica. Destaca ainda que deve existir solicitação ou concordância expressa do poder público competente.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora