Connect with us

MUNDO

Bebê britânica morre após aparelhos desligados; pais estão ‘furiosos’

Publicado

em

Indi Gregory com os pais, Claire e Dean
Ansa

Indi Gregory com os pais, Claire e Dean

Indi Gregory, menina britânica de oito meses de idade e que sofria de uma doença incurável , morreu na madrugada desta segunda-feira (13), no Reino Unido, após o desligamento dos aparelhos de suporte à vida contra a vontade de seus pais.

“A vida de Indi terminou à 1h45 [horário local]. Claire e eu estamos furiosos, com os corações partidos e cheios de vergonha”, disse Dean, pai da recém-nascida, em uma mensagem entregue aos advogados da família na Itália, cujo governo tentou intervir para impedir a morte da menina.

“O Serviço Nacional de Saúde [NHS] e os tribunais não apenas tiraram dela a possibilidade de viver, mas também tiraram a dignidade de morrer na casa da família a que pertencia”, acrescentou.

Dean ainda acusou o NHS de querer “se livrar de Indi sem que ninguém soubesse”. “Mas nós garantimos que ela fosse lembrada para sempre”, declarou.

A recém-nascida estava internada no Queen’s Medical Centre, em Nottingham, e sofria de uma doença mitocondrial que impede as células do corpo de produzirem energia, condição tida como incurável pelo Serviço Nacional de Saúde britânico.

Na semana passada, o governo da Itália aprovou a toque de caixa a concessão de cidadania para a menina, com o objetivo de transferi-la para o Hospital Bambino Gesù, centro pediátrico gerido pela Igreja Católica em Roma.

No entanto, a Justiça do Reino Unido negou todos os recursos da família para impedir o desligamento dos aparelhos de Indi, alegando que a “dor significativa” experimentada por ela não se justificava perante uma “condição incurável e uma expectativa de vida muito curta”.

Em mensagem nas redes sociais, a premiê italiana, Giorgia Meloni, lamentou a morte de Indi. “Fizemos tudo aquilo que podíamos. Infelizmente, não foi o bastante. Boa viagem, pequena Indi”, disse.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora