Connect with us

MATO GROSSO

Batalhão Ambiental da PM prende irmãos com 223 quilos de pescado irregular em Várzea Grande

Publicado

em

Equipe do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) prendeu dois irmãos, de 58 e 59 anos, por transporte irregular de pescado no âmbito da Operação Piracema, nesta terça-feira (07.01), em Várzea Grande.

Com os suspeitos, foram apreendidos 223 quilos de peixes das espécies de Jaú e Pintado, que também são proibidas de transporte, armazenamento e comercialização pela Lei do Transporte Zero (n. 12.197/2023), que busca combater a pesca predatória nos rios do Estado.

Conforme o boletim de ocorrência, por volta de 13h30, os policiais militares receberam denúncias anônimas sobre um veículo HB20 branco que estaria carregado com grande quantidade de peixes, na região do distrito de Bonsucesso, em Várzea Grande.

Os militares iniciaram trabalho de buscas e localizaram o carro ocupado por dois homens que, após abordagem, se identificaram como irmãos. Em verificação ao carro, foram localizados 10 unidades de Jaú e oito unidades de Pintados, no porta-malas do veículo.

Questionados sobre o pescado encontrado, os suspeitos afirmaram terem comprado os peixes para fazerem a revenda na região onde residem.

Diante do flagrante, os irmãos receberam voz de prisão e foram conduzidos, junto com o material apreendido, para a Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), para registro da ocorrência e demais providências.

Denúncias

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939. A pesca ilegal e outros crimes ambientais também podem ser denunciados à Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número (65) 98153-0255.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Setasc e Sema realizam cadastro do Repesca para pescadores em Barão de Melgaço nesta quinta-feira (09)

Publicado

em

Por

As Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e de Meio Ambiente (Sema) realizam, nesta quinta-feira (09.11), em Barão de Melgaço, o cadastramento de pescadores artesanais de Mato Grosso no Registro Estadual de Pescadores Profissionais (Repesca). A ação conta com parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O sistema virtual de cadastramento obrigatório garante acesso ao auxílio financeiro para pescadores artesanais, conforme a Lei Estadual nº 12.197/2023, conhecida como Lei do Transporte Zero.

Além do cadastramento, a ação também deverá orientar pescadores e contribuir com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município sobre todos os detalhes do programa. Serão abordados o funcionamento do programa, seus prazos e as formas de pagamento do auxílio financeiro.

Para facilitar o acesso de todos, o cadastramento será realizado no local, com apoio de computadores e equipe técnica da Setasc.

Serviço
Ação de Cadastramento e Informações sobre o Programa Repesca

Data e Hora: Quinta-feira (09.11), às 9h
Local: Colônia Z5 – R. Augusto Leverger, 837 – Bairro Chacororé, Barão de Melgaço

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora