Connect with us

MATO GROSSO

Bapre viabiliza execução de programa em Chapada dos Guimarães

Publicado

em


Começa neste sábado (25), às 9h, no CMEI Anita Goulart, o programa de formação e qualificação “Cozinhas & Infâncias” para 60 educadores, incluindo de escolas rurais, do município de Chapada dos Guimarães. A iniciativa foi contemplada com recursos, na ordem de R$ 150 mil, do Banco de Projetos e Entidades (Bapre) do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

O objetivo é preparar educadores e demais atores responsáveis para o desenvolvimento integral das crianças, desde a ideia de conhecimentos a respeito da História da Alimentação Humana sob uma perspectiva decolonial até a História da Formação da Culinária Brasileira, Habilidades Culinárias Domésticas e Alimentação Saudável.

Quem norteia os passos do ‘Comidas & Infâncias’ é o Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB), com o intuito de levar o tema da alimentação e suas múltiplas dimensões às práticas pedagógicas como disciplina permanente nos currículos escolares das escolas de todo o Brasil.

“O Instituto Comida e Cultura chega aqui em Mato Grosso para alimentar a um só tempo a alma e o saber dos educadores. Que por sua vez alimentam a alma e o saber de nossos alunos. Na cozinha com sabedoria, temperada de histórias e afetos, é receita de muito sucesso”, comemora Leandro Volochko, promotor de Justiça de Chapada dos Guimarães.

No total, 60 representantes de nove escolas metropolitanas e rurais de educação infantil irão participar do curso até junho de 2023. Os encontros se dividem na modalidade híbrida (virtual e presencial) com atividades práticas na cozinha do Centro Municipal de Educação Infantil ‘Magia Do Saber’ Anita Goulart.

“O projeto Cozinhas e Infâncias, entre outras estratégias, usa a cultura culinária como uma porta de entrada para o debate da sociobiodiversidade, conectando agricultura, saúde, educação e meio ambiente, e motivando um espaço político favorável à sua conservação. Hoje, o Cerrado é nosso bioma mais ameaçado e o projeto quer propor aos educadores do ‘coração do Brasil’ uma reflexão sobre as possibilidades de sistemas alimentares mais saudáveis a partir de uma nova consciência alimentar”, diz Bela Gil, uma das fundadoras do Instituto Comida e Cultura.

O projeto conta ainda com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Chapada dos Guimarães. “Somos gratos ao Instituto Comida e Cultura, que junto ao Ministério Público oferece oportunidade aos professores do município para que trabalhem o tema da alimentação na sala de aula, o que também pode se estender aos familiares. A valorização da cultura alimentar local desperta ainda o interesse futuro dos alunos no mercado de trabalho desta cidade que é turística”, destaca Benedito Antônio de Oliveira Lechner, secretário municipal de Educação de Chapada dos Guimarães.

O material exclusivo preparado pelo ICC é pautado no conceito da alimentação saudável e a história da formação da culinária brasileira, sob uma perspectiva decolonial. A expectativa é de que milhares de alunos sejam beneficiados com as trocas propostas pelo Cozinhas & Infâncias.

“Diante deste novo cenário político no Brasil, acreditamos que podemos caminhar para muito além do combate à fome. Com programas como o Cozinhas & Infâncias’, por exemplo, ampliamos o acesso ao conhecimento entre educadores e estudantes nas escolas, que têm papel fundamental na promoção da alimentação adequada, saudável, biodiversa e inclusiva”, defende Bela Gil.

Ao cozinhar com as crianças, é possível trabalhar assuntos complexos como os processos produtivos e seus impactos socioambientais, a origem dos alimentos, a ancestralidade, a cultura intrínseca aos diferentes modos de preparo e a valorização das receitas tradicionais feitas com ingredientes nativos.

De maneira interdisciplinar, o programa navega pelos tópicos: Cultura, História, Sistemas Alimentares, Biodiversidade, Nutrição, Educação para as Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena.

“É preciso ampliar a consciência alimentar por meio da educação interdisciplinar, inclusiva e decolonial. Portanto, esperamos que esta iniciativa sirva de inspiração para novas parcerias intersetoriais que possibilitem a ampliação para todas as escolas do Brasil”, deseja Bela Gil.

Crédito da Foto: Instituto  Comida e Cultura

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Dia da Árvore: população pode pegar mudas de árvores em empresas, shoppings e órgãos públicos

Publicado

em

Por

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, o Programa Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, está promovendo ações de distribuição de mudas em empresas, shoppings e órgãos públicos de Cuiabá para que a população pegue mudas de árvores nativas e frutíferas e plantem onde quiserem. 
 
Nesta quinta-feira (19 de setembro), foram distribuídas mudas na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Senai e Justiça Federal. Ao todo, serão distribuídas mais de 3 mil mudas. 
 
Nessa sexta-feira (20 de setembro), serão distribuídas 300 mudas de jatobá, aroeira, ingá, gonçaleiro e ipê na empresa Carvalima, localizada no Parque Cuiabá, na Capital. 
 
No Shopping Estação também haverá distribuição de 500 mudas aos clientes que estiverem passando pelo centro de compra, no piso G2. Para o gerente de marketing, Deucimar Serra, celebrar o Dia da Árvore em parceria com o Programa Verde Novo é muito gratificante. “Essa ação é de grande importância para o processo de expansão da arborização da nossa cidade e melhoria da qualidade de vida da população. Receber o projeto aqui no shopping acaba facilitando para muitas pessoas que têm interesse em receber mudas de árvores”, destaca. 
 
No Pantanal Shopping, a distribuição será nos dias 20 e 21, das 13h às 21h, na Sala da Sustentabilidade, no piso 1, e no Fraldário, localizado no piso 2, com 500 exemplares de amora, acerola, goiaba e ipê. 
 
A ação tem como finalidade mobilizar a sociedade para o plantio e manutenção de árvores na Capital, visando alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população, através da redução da sensação térmica e do aumento da umidade relativa do ar. 
 
A gerente de marketing, Daniela Rossi, destaca que “o respeito ao meio ambiente é algo presente em nossa rotina e operações, o que é, posteriormente, transmitido aos lojistas, buscando atender todo o nosso entorno. O Dia da Árvore é apenas uma de várias ações que realizamos para o público, com a visão de que, aos poucos, cada um pode fazer a diferença. O projeto Verde Novo é mais uma vez um grande parceiro. Todos estão convidados para participar”. 
 
#Paratodosverem 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: foto vertical colorida da distribuição de mudas na Sefaz, com uma mulher pegando uma muda que é entregue por um rapaz. Há paredes azuis e teto branco da repartição pública, com uma fila de pessoas escolhendo suas mudas, que estão no chão. 
 
Mylena Petrucelli 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora