Considerado os maiores patrimônios naturais da cidade, os rios Cuiabá e Coxipó têm recebido uma atenção especial da gestão Emanuel Pinheiro. O trabalho inicial de preservação, por meio de mutirões de limpeza nas margens, foi reforçado pelo Executivo Municipal e passou a contar também com a coleta fluvial de lixo e avanços contínuos no tratamento de esgoto.
No caso da coleta fluvial, a implantação do serviço representa uma média, por ano, de 120 toneladas de lixo a menos no leito do Rio Cuiabá. A atividade é realizada diariamente com a Balsa Ecológica e percorre um trecho de aproximadamente cinco quilômetros, situado entre a Ponte Nova e a comunidade São Gonçalo Beira Rio.
“Em 2019, colocamos a balsa em funcionamento, dando início a esse serviço inédito. Com esse equipamento, são recolhidas garrafas pets, sacolas e diversos outros materiais prejudiciais ao meio ambiente. É um trabalho que, dentro de suas possibilidades, tem contribuído para a conservação do rio que dá nome a nossa cidade”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.
Já no campo do saneamento básico, os investimentos feitos estão permitindo que cerca de 13 toneladas diárias de esgoto in natura ; não sejam despejadas nos rios Cuiabá e Coxipó. Desde 2017, já foram aplicados nesse quesito quase R$ 900 milhões, o que fez com que a cobertura do tratamento de esgoto chegasse à atual marca de 80% da cidade.
Os esforços para avanços no saneamento básico têm resultado em melhoria na qualidade de vida da população, preservação do meio ambiente, e ainda em reconhecimento nacional. Nesta semana, por exemplo, Cuiabá foi apontada pelo Instituto Trata Brasil como a capital brasileira com maior investimento, per capita, nesse segmento.
“Na semana que é celebrado o Dia Mundial da Água (22 de março), Cuiabá recebeu o reconhecimento nacional por ações que cuidam desse bem natural extremamente valioso para a vida. Ficamos felizes por dar nossa parcela de contribuição. Mas ainda não estamos satisfeitos, pois queremos fazer Cuiabá o maior exemplo a ser seguido”, pontua Pinheiro. ;
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT