A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), deu início a mais uma “Horta Comunitária”, desta vez, no bairro São Domingos, Zona Leste de Sorriso. Compareceram à solenidade, o prefeito Ari Lafin, vereador Celso Kozak, representando o Legislativo, e os secretários Jucélia Ferro (Assistência Social); Enivaldo Golmini (secretário-adjunto de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar; Hilton Polesello (Governo); e lideranças de bairros.
O projeto das hortas, conta com o apoio da Câmara de Vereadores e Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec). O objetivo, é prover alimentos frescos, mais nutritivos e sem agrotóxicos na mesa das famílias sorrisenses, que funciona da seguinte forma: o beneficiado passa pelo cadastro e avalição das equipes técnicas da Secretária de Assistência Social (Semas), para produzir e cultivar o próprio alimento, como: alface, quiabo, tempero verde, almeirão e muito mais, que são distribuídos através de canteiros urbanos cheios de cor e aromas, que ajudam em uma alimentação mais saudável para as famílias.
O projeto atende mais de 100 famílias, atualmente em Sorriso, 22 somente no São Domingos, esse número deve aumentar nos próximos meses. A gestora da Semas Jucélia Ferro, reforça que, essa é apenas uma das atividades oferecida pela Semas, e que a intenção é ampliar para outros bairros do município.
“Estamos avançando com nossas hortas, e nosso objetivo é estender ainda mais para que outras pessoas, de outros bairros, também sejam beneficiadas. Hoje dispomos de hortas no São José, Nova Aliança e aqui no São Domingos; muitas famílias conseguem tirar daqui seu próprio alimento, doar para outras famílias que precisam, e ainda tirar uma renda extra através da comercialização desses produtos de ótima qualidade”, pontuou.