A sessão solene de posse da nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Anglizey Solivan de Oliveira, foi realizada nesta terça-feira (20 de agosto), no Plenário 1 do TJMT, em Cuiabá, e contou com a presença de diversas autoridades do Poder Público do Estado.
Eles enalteceram a posse de mais uma mulher ao cargo de desembargadora no Poder Judiciário. Um deles foi o procurador-geral da Justiça, Deosdete Cruz Júnior, que ressaltou a alegria e a importância de ter a juíza Anglizey Solivan como a nova integrante do Tribunal Pleno. “Estamos em festa hoje aqui, tanto a sociedade quanto o Ministério Público, por presenciarmos um momento como esse em que a doutora Anglizey, uma magistrada de grande valor, de grande competência, vem somar a todas as outras magistradas que estão aqui”, disse o procurador.
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, destacou o acontecimento inédito de terem 16 magistradas na lista para ocupar a nova vaga de desembargadora. Esta foi a primeira vez que o TJMT adotou a nova metodologia de ascensão ao segundo grau da magistratura, criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina que a vaga de merecimento seja destinada para lista composta exclusivamente por juízas, tendo em vista o percentual mínimo a ser atingido de magistradas no segundo grau, que é de 40%.
“A sessão de hoje é histórica, com a da desembargadora Anglizey, a primeira a vir de uma lista composta exclusivamente por mulheres nessa nova determinação do CNJ. Eu acredito que quanto mais nós diminuirmos as diferenças, quanto mais nos aproximamos da equidade, certamente teremos condições de maior igualdade, maior justiça, democracia melhor representada, então particularmente fico muito feliz com esse ato”, enfatizou a presidente da OAB-MT.
Também evidenciando o papel da mulher em cargos de poder, a defensora pública-geral de Mato Grosso, Luziane Castro, disse que é um momento de muita alegria, ver mais uma mulher assumindo esse posto. “Participar de mais um evento em que temos uma mulher chegando ao cargo de poder é de muita satisfação. Sabemos que a doutora Anglizey é uma mulher diferenciada, eu estou certa de que ela fará um excelente trabalho, em especial de olhar para os mais necessitados”, expressou.
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE), Sergio Ricardo, parabenizou e evidenciou a evolução dos trabalhos realizados pelo Tribunal de Justiça. “Nós temos que reconhecer e parabenizar a evolução do TJ nesses 150 anos de história. É um Tribunal que vem cada vez mais se aproximando da sociedade, se aproximando da população, que é realmente a razão da existência de toda instituição. E hoje fico muito feliz em ver uma mulher assumindo o importante cargo de desembargadora do TJMT, uma mulher que tem muito sucesso e tem história na magistratura”, frisou o presidente do TCE.
O dispositivo de honra da sessão solene de posse também foi integrado pelo vice-presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM), o juiz Bruno D’oliveira Marques; vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Aguimar Martins Peixoto; presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, também desembargadora do TJMT comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, o general Luiz Duarte de Figueiredo Neto; a deputada estadual, Janaina Riva e o senador Wellington Fagundes.
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: Foto em plano aberto que mostra o dispositivo de honra no Plenário do TJMT. Da esquerda para a direita: Presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso; presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo; procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Júnior; a deputada Janaina Riva, a presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva; o senador Wellington Fagundes; comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, general Luiz Duarte de Figueiredo Neto; vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MT), desembargador Aguimar Martins Peixoto; a defensora pública-geral, Luziane Castro; vice-presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), juiz Bruno D’Oliveira; e o desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho. Foto 2: Presidente da OAB-MT, Gisela Alves Cardoso, discursa no púlpito. Ela é uma mulher branca, de olhos castanhos, cabelos castanhos claros, lisos, longos e soltos, usando camisa branca, blazer cor-de-rosa. Atrás dela, estão mastros com as bandeiras do Brasil, de Mato Grosso e do Poder Judiciário de Mato Grosso. Foto 3: Defensora pública-geral, Luziane Castro, sorri enquanto conversa com a desembargadora Anglizey, que está de costas. A defensora é uma mulher branca, de olhos castanhos escuros, cabelos castanhos claros com mechas, lisos e soltos, usando vertido verde limão e blazer verde militar.