Junto da trégua temporária na Faixa de Gaza, Israel está libertando prisioneiros palestinos enquanto o Hamas está realizando a libertação dos reféns. Entretanto, segundo um oficial palestino, Israel não está cumprindo o acordo estabelecido.
De acordo com Qadura Fares , chefe da Comissão Palestina para Assuntos de Detidos e Ex-prisioneiros , Israel não está obedecendo a ordem de libertar os prisioneiros por tempo de cárcere.
“Há indícios de uma possível crise em relação à lista de nomes anunciada por Israel devido ao fracasso de Israel em aderir ao critério acordado de antiguidade no acordo”, declarou Fares à rede de notícias CNN.
Na sexta-feira (24), Israel libertou 39 mulheres e adolescentes e neste sábado (25) mais 42 prisioneiros deveriam deixar o país . O acordo prevê que para cada três palestinos que saírem da prisão, o Hamas irá libertar um refém. O processo para a libertação dos prisioneiros é complexo. Inicialmente, os detidos em Megiddo e Damon são transferidos para Ofer, e somente após os reféns deixarem Gaza, são liberados de Ofer em carros da Cruz Vermelha.