Um criminoso investigado pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis por crimes patrimoniais cometidos entre janeiro e fevereiro deste ano foi preso nesta sexta-feira (22). Parte dos objetos levados das vítimas foram recuperados e apreendido uma motocicleta.
C.E.C.A., de 27 anos, foi alvo de mandados de prisão preventiva e de buscas, deferidos pela 2a Vara Criminal de Rondonópolis. Ele foi localizado ao sair de uma residência no bairro Cidade Natal e ainda tentou escapar da abordagem, ao notar a aproximação da equipe policial, saindo em alta velocidade com sua motocicleta.
Na residência, os policiais encontraram, no quarto do criminoso, vários óculos de sol, perfumes e bolsas. Parte dos objetos foram reconhecidos pelas vítimas do furto ocorrido no bairro Sagrada Família, em 16 de fevereiro. Em outro cômodo da casa foi apreendido um notebook, que foi reconhecido pela vítima do furto ocorrido no bairro Granville, em dezembro passado.
Roubos
A investigação da Derf de Rondonópolis apurou o envolvimento do criminoso em, ao menos, dois roubos a mão armada e um furto a residência ocorridos na cidade.
No dia 29 de janeiro, um estabelecimento de comércio de carvão foi vítima de um roubo. A vítima relatou que estava fazendo pagamentos quando dois homens armados invadiram a empresa e queriam a mochila onde estava o dinheiro. Após subtraírem os bens das vítimas, a dupla fugiu em uma motocicleta.
Quatro dias após o roubo à empresa de carvão, a Polícia Civil registrou outro roubo a um estabelecimento comercial. No dia dois de fevereiro, uma homem com capacete escuro chegou na empresa perguntando o valor de compra de metais e saiu do local na sequência, em uma motocicleta.
Quando a vítima saiu da empresa em uma picape Strada, foi abordada pela dupla na moto e rendida, sendo obrigada a dirigir sentido ao Anel Viário da cidade e ameaçada sob arma de fogo para que fizesse transferências bancárias. No trajeto, a vítima perdeu o controle do veículo e foi agredida com uma coronhada na cabeça. O segundo suspeito deu apoio ao que estava na picape e ambos fugiram, levando dinheiro e celulares da vítima.
A investigação da Derf apurou ainda que no dia 05 de fevereiro, o mesmo investigado pelos roubos foi preso após ser flagrado com uma pistola calibre 9 mm, uma espingarda calibre 22 e um revólver calibre 32. Ele foi autuado por posse ilegal de arma de fogo e receptação.
O outro crime apurado ocorreu em 16 de fevereiro uma residência no bairro Sagrada Família, quando a vítima encontrou a casa revirada. Os suspeitos arrombaram a cerca elétrica e quebraram o portão eletrônico, destruíram objetos, comeram comida da geladeira e levaram diversos pertences da casa.
Aproximadamente R$ 300 mil em joias, produto de furto qualificado pelo abuso de confiança, foram recuperadas pela Polícia Civil, na quinta-feira (07.11), em investigação realizada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá.
As joias, entre anéis, correntes, brincos e pulseiras, foram subtraídas por uma funcionária da residência e localizadas em uma empresa de penhor em Cuiabá.
As investigações iniciaram no mês de outubro, quando a vítima procurou a delegacia, relatando que possuía uma funcionária de confiança, que trabalhava com ela há 15 anos e tinha total liberdade dentro casa.
Porém há pouco, diversas joias e dinheiro passaram a sumir da residência, tendo a vítima recebido informações de que sua funcionária estava envolvida no furto dos itens.
Diante das informações passadas, a equipe de policiais da Derf realizou diligências, conseguindo recuperar as joias, que haviam sido penhoradas.
Os itens furtados foram restituídos à vítima. As investigações seguem em andamento, em inquérito policial instaurado na Derf, para responsabilização da autora do crime.