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Autista que desapareceu durante temporal é encontrado após 14h

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Menino com autismo 'escapa' de apartamento com medo do temporal no litoral de SP
Reprodução – 23.02.2023

Menino com autismo ‘escapa’ de apartamento com medo do temporal no litoral de SP

Um menino autista, de 12 anos, que desapareceu durante os  fortes temporais que atingiram o litoral São Paulo no último final de semana foi encontrado após 14 horas desaparecido. Ele ‘fugiu’ do apartamento onde estava hospedado com a família em Bertioga após se assustar com o barulho da chuva  que atingiu a cidade — foram mais de 683 mm registrados em 16 horas. 

O garoto, que é de Santo André, no interior de São Paulo, foi encontrado por uma moradora na praia de São Lourenço muito machucado e cheio de arranhões pelo corpo. 

Segundo uma prima do menino, os pais dele estavam dormindo, no sábado (18), quando ele ‘escapou’.   “Por volta das 19h os familiares chamaram por ele e não o encontraram no apartamento. Eles começaram a procurar e perceberam que ele tinha saído para a rua”, explicou a parente em entrevista ao g1 .

De acordo com ela, o local estava totalmente alagado após o desapareciemento do menino, foi então que os pais tiveram a ideia de pedir para ver as câmeras de segurança do condomínio e identificaram que a criança tinha saído do prédio por volta das 18h41. “Foi a última vez que ele foi visto passando pela água, correndo no meio da chuva”.

Depois de confirmado o desaparecidmento do jovem, houve uma mobilização entre os moradores e turistas do condomínio para tentar encontrá-lo. “Todos que estavam no condomínio de Riviera de São Lourenço saíram para procurar a pé pois estava tudo alagado e não tinha como sair com os carros da garagem”, contou.

Além da mobilização nos locais próximos, a família também iniciou uma campanha pelas redes sociais e muitas pessoas repassaram os conteúdos. “As divulgações foram essenciais. Conseguimos mais de 200 compartilhamentos. É impossível encontrar palavras para todos que nos ajudaram”, disse.

O menino foi localizado por volta das 10h30 de domingo (19), na Praia de São Lourenço, próximo a uma casa.

A dona da casa contou a família que ele bateu na porta durante 40min, mas ela achou que fosse o temporal e ignorou. “O barulho não parou e ela decidiu ver o que era. Foi quando o encontrou”.

A mulher então levou o menino para o condomínio e entregou ele para os pais. “Foi uma alegria. Não temos nem o que dizer. Apesar dos arranhões, ele está bem e vivo. É isso o que importa”.

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Fonte: IG Nacional

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Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

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Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

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Fonte: Nacional

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