Em uma manhã tranquila na semana passada, um observador da natureza, habitante da região Top End, na Austrália, teve uma surpresa ao desfrutar de sua rotina matinal. Craig Winston, um morador local, estava apreciando sua xícara de café enquanto admirava a vista do oceano e escutava o canto dos pássaros. Porém, sua atenção foi rapidamente capturada por uma cena incomum nas águas.
Ao caminhar até os penhascos da Ilha Melville, situada ao largo da costa norte da Austrália, Craig testemunhou um crocodilo, nadando na direção oposta à costa, chamou sua atenção ao transportar algo peculiar em sua boca, uma cobra de tamanho considerável.
“A cena era altamente incomum”, compartilhou Craig em entrevista ao Yahoo News. “O crocodilo parecia estar exibindo orgulhosamente sua presa enquanto dava voltas ao redor de mim antes de se afastar.”
Após retornar para casa e revisar as imagens capturadas, Craig identificou a cobra como uma píton-de-cabeça-negra, uma espécie nativa da região.
“A situação foi surpreendente, mas consultei especialistas online para confirmar a identificação da cobra”, explicou Craig em um post nas redes sociais. “
“Nunca vi um crocodilo comendo uma píton-de-cabeça-negra antes, mas não estou surpreso, já que os crocodilos são oportunistas e comerão qualquer coisa que possam pegar, matar ou escavar.”
Craig disse acreditar que a localização desempenhou um grande papel na observação única.
“Um habitat perfeito para uma píton-de-cabeça-negra e um crocodilo coexistirem”, acrescentou.
Craig atribui a diversidade do habitat local como um fator-chave para esse avistamento extraordinário. “Aqui, onde a floresta encontra o mar, há uma riqueza de vida selvagem e oportunidades para observar fenômenos naturais fascinantes”, concluiu.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.