Connect with us

Cuiabá

‘Aulão de Yoga’ acontece neste sábado (1), no Parque das Águas

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Embaixada da Índia no Brasil, convida para o ‘Aulão de Yoga’ que acontecerá neste sábado, 1º de julho, no Parque das Águas. O evento está marcado às 7h e celebrará o Dia Internacional do Yoga.

Para participar, basta ter vontade, levar um tapete, toalha ou canga para garantir que os exercícios sejam feitos com segurança. A entrada é gratuita.

Durante sua visita à capital no mês de abril do ano passado, o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, além de percorrer os principais pontos turísticos de nossa capital, sugeriu a realização desse evento como forma de incentivar a prática do yoga, que oferece benefícios físicos e mentais aos praticantes, como flexibilidade, condicionamento físico, atenção plena e relaxamento.

O evento contará com a presença de representantes da Índia, além da distribuição de camisetas oficiais e cartilhas sobre Ayurveda (medicina tradicional indiana) para as crianças.

O superintendente de Resíduos Sólidos e Gestor da Agenda 2030, Alex de Deus, responsável pela criação dos projetos relacionados à Índia, lembra que está prevista a visita do embaixador à capital no próximo mês para avaliação do local onde está sendo construído o Parque da Paz – Mahatma Gandhi. Serão 10 hectares de área de lazer e convivência, com toda a estrutura para a prática de atividades físicas e diversão da população local. O projeto foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

“O Parque urbano pretende difundir a cultura indiana e enaltecer a paz entre os povos, através da figura do líder indiano Mahatma Gandhi, que terá sua história de vida demonstrada em uma galeria, além de proporcionar áreas verdes que tragam melhorias na qualidade de vida da população, através da prática de atividades que visam fortalecer o corpo e a mente, e também proporcionar conhecimento da cultura entre os povos”, explicou Alex.

A Organização das Nações Unidas (ONU) considera o equilíbrio como a essência do yoga – não apenas o equilíbrio dentro do corpo ou entre a mente e o corpo, mas também o equilíbrio na relação humana com o mundo. A yoga enfatiza os valores de atenção plena, moderação, disciplina e perseverança. Originária da Índia antiga, a yoga é uma prática física, mental e espiritual.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora